BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de abr. de 2011

“Eu vi o Senhor!” – Claudinei Oliveira


Terça - Feira,  26 de Abril de 2011.

 

Evangelho –  Jo 20,11-18

 

            'Eu vi o Senhor!'. Com estas palavras Maria Madalena comunicou seus amigos e discípulos  de que teria encontrado com Jesus. Surpreendentemente, Maria não se calou e anunciou a presença do Mestre em hebraico com a expressão 'Rabuni' para quem quisesse ouvir. Foi o anúncio verdadeiro de uma mulher que estava sofrendo por perder seu amigo.

 

 Mulher que amava Jesus e foi chorar a  perca ou seu distanciamento da realidade vivida.. Olha que não fazia muito tempo que a morte terrena teria ceifada a vida de Jesus. Mas diante do túmulo vazio, na solidão e desconsolada, sentia-se  a presença de dois anjos. Um estava posicionado no alto – cabeça de Jesus -  e o outro estava posicionado na base – nos pés. Era a ligação perfeita entre o céu e a terra. Era Deus, Pai Criador correspondendo com o Filho enviado à terra. Era o anúncio do Alfa e o Ômega transcendental na figura dos anjos.

 

Maria Madalena querendo entender o porquê teria tirado Jesus do túmulo, perguntava a si mesma: quem ousou a roubar o corpo do Salvador do lugar? Qual era a intenção de mudar de lugar? Além de ter provocado tantos sofrimentos, não daria sossego mesmo no descanso do corpo? A cena era provocante. Entretanto, Aquele que estava presente em todos os lugares aparece de repente e pergunta: 'Mulher, por que choras?  A quem procuras?' Claro que Jesus sabia que  a preocupação de Maria era com Ele mesmo. Mas queria que ela falasse, ou seja, partisse de si o desejo de expressar seus sentimentos. Ela teria dito ao homem ainda não percebido que era Jesus: estou entristecida, pois levaram o corpo de nosso irmão daqui.  O túmulo era a referência,  pois ali poderia identificar com o mensageiro de uma vida nova, como fizera com o irmão Lázaro ou na visita de sua casa em Betânia com os discípulos quando estava preste a ser entregue para os soldados romanos. Aquele lugar era o marco de nova cultura de paz e de amor.

 

Ao descobrir que o homem que estava dialogando serenamente era Jesus e Maria quis jogar-se por completa em seus braços. Era a entrega de corpo e alma. Era o posicionamento de serviço. Serviço na construção do Reino. Mas o Mestre dos Mestres disse: 'Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai,  meu Deus e vosso Deus'. Neste momento concretiza a aliança de Javé com o povo escolhido de Israel na passagem do Mar Vermelho. Estarei contigo  todos os momentos de sua vida e meu Pai é vosso Pai, nosso Deus.

 

Este Deus criador e onipotente e onisciente  jamais abandona seus filhos. Não podemos sentir injuriados, abandonados ou deixados de lado. O Criador tem uma preocupação constante com sua obra. Cuidar muito bem. Oferecer todo o conforto, consolar os corações aflitos  e desesperados. Por que não enxergamos este Deus em nossa vida? Por que não fazemos como Maria que viu e acreditou no Ressuscitado? Por que não levantamos os olhos e começamos a falar que Jesus está vivo no meio de nós e quer nos salvar? Por que não encorajamos? Será que somos covardes? Será que amedrontamos da verdade? Ou será que somos incrédulos? Pergunto: o que está faltando em nós para cremos que Cristo ressuscitou e está cuidando de nós? Respondo: está faltando a fé, está faltando disponibilidade, está faltando vontade e querer em aproximar do Salvador. Ou seja, ainda não queremos entender os Mistérios da Ressurreição. Somos Pilatos e romanos acreditando na vida terrena, a vida que leva para a morte.

 

O que resulta para nós deste deslumbramento de Maria é a paixão em Jesus. Pois Ele é acima e tudo filho de Deus e não abandona ninguém que queira preencher de verdades serenas e concretas. Verdades que liberta e acolhe para o Cristo Vivo e Ressuscitado. Amém.

--

Claudinei M. de Oliveira

 

Tenha a Paz de Cristo Ressuscitado em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário