BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de abr. de 2011

Iscariotes, o traidor - Nancy

 

"QUANTOS SÃO OS 'JUDAS ISCARIOTES' EM NOSSO MEIO! LIVRA-NOS, SENHOR, DE SERMOS UM DELES" – Nancy


19 de Abril de 2011: 3ª FEIRA


Evangelho - Jo 13,21-33.36-38

O amor incondicional de Jesus pelos seus discípulos e, de forma especial, o testemunho do Mestre a respeito da traição que sofreria, por um dos seus próprios companheiros e seguidores, é o evangelho deste dia de hoje.

A cena descrita pelo evangelista nos recorda o encontro de Jesus numa conversa com os discípulos, à mesa, nos trazendo uma imagem semelhante à Santa Ceia: Jesus com os seus doze discípulos, em agonizante confraternização.

Reunir-se com os discípulos fazia parte do cotidiano de Jesus! E os últimos encontros d'Ele com os seus discípulos foram momentos especiais de preparação dos mesmos, e do próprio Messias, para o desfecho final da paixão e morte, fatalmente decretada. E a ressurreição, no terceiro dia, triunfante!

Imaginamos que naquele ambiente de confraternização e constrangimento reinasse um clima de despedida indesejado aos amados discípulos de Jesus, que jamais queriam ver o Mestre partir.

E a fala do Mestre Jesus naquele momento, quebrando o clima amistoso de confraternização entre os presentes, ressoara semelhante ao cair de um tacho de água fria sobre todos (cremos!) Eis a fala de Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará."

A reação fora de espanto e de consternação diante de tal declaração. A traição expressa por Jesus por um dos discípulos, ali presentes, causara inquietação no grupo de seguidores de Cristo. Afinal, qualquer um deles poderia estar entre os traidores. E nem mesmo Pedro estava isento da inclusão do seu nome entre os discípulos traidores, apesar de Jesus nutrir carinho e admiração especiais por ele – um dos seus preferidos.  

Nessa altura do campeonato, como diz o adágio popular, evocamos a imagem do filho de Deus Pai em nossa mente e coração: comovido, entristecido, numa demonstração de atitude humana, tal qual nós seres humanos quando nos deparamos com a falsidade dos nossos irmãos. Quanta decepção, abatimento, desfalecimento instantâneos...

Jesus então, já ciente de quem seria o seu traidor, persevera, numa última tentativa, no despertar de Judas para rever a sua postura de discípulo e seguidor do Mestre. Porém, sem resultados. Judas sai, vai embora

Que triste realidade nos é revelada nesta atitude de entrega de Jesus aos doutores da Lei: Judas traidor e Pedro, negando o vinculo de amor e aliança com o Mestre.

Podemos dizer que em nosso viver diário é diferente? Quiçá pudéssemos responder SIM!  No entanto, há Judas por toda parte, seja por interesse próprio ou por interesse de terceiros que mandam e desmandam. Triste realidade a nossa e da qual somos embaixadores de Cristo para transmutar essa situação opressora.

Emprestemos a linguagem poética de Chico Buarque para expressar a nossa força, quando nos unimos e encampamos a defesa de uma mesma causa: a causa de Jesus Cristo.

Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer

- ao meu lado há um amigo

Que é preciso proteger

Todos juntos somos fortes

Não há nada pra temer

Queridos irmãos e irmãs: a Semana Santa é período de intensa reflexão e momento favorável à conversão. Conversão que deve partir de cada um de nós – primeiramente, para depois trabalharmos pela conversão do outro. Do outro, que é  nosso irmão, prolongamento de nós mesmos. Afinal, fazemos parte do mesmo barco, cujo timoneiro é Jesus Cristo.

Deixemos que Ele nos guie pelos mares da vida, tanto na calmaria como na tempestade, cantando ardentes de amor por Cristo nas celebrações semanais "Se as águas do mar da vida quiserem te afogar. Segura nas mãos de Deus e vá"

Deixemos ecoar essa melodia pelos quatro cantos do Universo, especialmente neste período pascal, confiantes no Senhor. Pois, "QUANTOS SÃO OS 'JUDAS ISCARIOTES' EM NOSSO MEIO! LIVRA-NOS, SENHOR, DE SERMOS UM DELES"  

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Amém! Aleluia!

Fraternais abraços pascais.

Nancy - professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário