BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

19 de abr. de 2011

DEUS ESPERA UM POUCO MAIS DE NÓS


João 13, 21-33. 36-38


Depois de dizer isso, Jesus ficou muito aflito e declarou abertamente aos discípulos:

 - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair. Então eles olharam uns para os outros, sem saber de quem ele estava falando. Ao lado de Jesus estava sentado um deles, a quem Jesus amava. Simão Pedro fez um sinal para ele e disse:

 - Pergunte de quem o Mestre está falando. Então aquele discípulo chegou mais perto de Jesus e perguntou:

 - Senhor, quem é ele?

 - É aquele a quem vou dar um pedaço de pão passado no molho! - respondeu Jesus. Em seguida pegou um pedaço de pão, passou no molho e deu a Judas, filho de Simão Iscariotes. E assim que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus disse a Judas:

- O que você vai fazer faça logo! Nenhum dos que estavam à mesa entendeu por que Jesus disse isso. Como era Judas que tomava conta da bolsa do dinheiro, alguns pensaram que Jesus tinha mandado que ele comprasse alguma coisa para a festa ou desse alguma ajuda aos pobres. Judas recebeu o pão e saiu logo. E era noite. Quando Judas saiu, Jesus disse:

 - Agora a natureza divina do Filho do Homem é revelada, e por meio dele é revelada também a natureza gloriosa de Deus. E, se por meio dele a natureza gloriosa de Deus for revelada, então Deus revelará em si mesmo a natureza divina do Filho do Homem. E Deus fará isso agora mesmo. Meus filhos, não vou ficar com vocês por muito tempo. Vocês vão me procurar, mas eu digo agora o que já disse aos líderes judeus: vocês não podem ir para onde eu vou. Simão Pedro perguntou a Jesus:

 - Senhor, para onde é que o senhor vai? Jesus respondeu: - Você não pode ir agora para onde eu vou. Um dia você poderá me seguir! Pedro tornou a perguntar:

 - Senhor, por que eu não posso segui-lo agora? Eu estou pronto para morrer pelo senhor! - Está mesmo? - perguntou Jesus. - Pois eu afirmo a você que isto é verdade: antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.

Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de hoje – Ed. Paulinas

Bom dia!

Nada fica escondido aos olhos de Deus. Voltemos ao capítulo anterior onde Judas se via "indignado" ao ver Maria despejar o nardo nos pés de Jesus ao invés de vende-lo: "(...) Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e COSTUMAVA TIRAR DO QUE PUNHAM NELA". (João 12, 6)

Talvez Judas, como conta o evangelho de ontem, acreditasse ser "esperto", como muitos políticos, altos funcionários ou outros donos de regalias adquiridas com sofrimento de outros, (...) acreditam estar alheios aos olhos vigilantes das pessoas e de Deus. Talvez ele (como outros) não acreditasse de fato que Jesus era o próprio filho de Deus, mesmo tendo presenciado tantos milagres que aconteceram ao longo dos três anos de convivência diária. Talvez Judas não tivesse se convertido (ou convencido) ainda.

Quantos estão por ai vacilando como Judas? Pessoas que como o apóstolo, vendem sua honestidade, sua vida, sua consciência por trinta moedas ou menos? Um parêntese: historiadores  apresentam fatos e relatos que teriam sido trinta denários de prata e outros apontam para trinta ciclos, ou seja, mesmo feitos da mesma prata, teriam um valor bem inferior ao outro. Por quanto Judas vendeu sua crença, não importa, "pecadinho" ou "pecadão" ambos estão errados!

Parece ter sido a sina de Judas. Imaginava vender o vaso de nardo puro por trezentas moedas de prata, acabou entregando sua vida e a do seu senhor por menos de dez por cento (10%) do valor imaginado. Quem vive nas sombras ou penumbra, pensa talvez fugir aos olhos de Deus, mas a qualquer momento poderá se deparar com uma grande surpresa: A VERDADE.

Percebe que todas as vezes que fraquejamos buscamos o isolamento aos olhos de Deus? Afastamo-nos das pessoas, desmotivamos das nossas obrigações, procuramos culpados para nossas falhas, sumimos, pedimos "um tempo"... Quantas vezes uma grande queda veio antecedida desses gestos? Jesus não precisou passar o "pão com molho" pra nos mostrar que estamos ou estávamos prestes a fazer uma grande burrada.

Por ciclos ou denários, sejam quais foram os motivos, geralmente são menores do que eu imaginava ou pensava.

A semana santa esta chegando e Deus espera de nós um pouco além do ser servo:

"(...) E agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. Disse ele: 'NÃO BASTA SERES MEU SERVO para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: EU TE FAREI LUZ DAS NAÇÕES, PARA QUE MINHA SALVAÇÃO CHEGUE ATÉ AOS CONFINS DA TERRA'" (Isaias 49, 5-6)

Reflita antes de qualquer decisão! Evite pré julgamentos, pois Judas o traiu por moedas e os outros dez (exceto João) também fugiram após sua prisão sem receber nada. Quem é o maior traidor: o fraco ou o covarde?

Não venda o amor de Deus por dinheiro nenhum! Não desanime por nada!

Lembre-se que Deus nos conhece e espera um pouco mais de cada um.

Um imenso abraço fraterno.

 

Alexandre Soledade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário