BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de abr. de 2011

“Os vermes querem devorar Jesus” – Claudinei Oliveira


Segunda - Feira,  18 de Abril de 2011.

 

Evangelho –  Jo 12,1-11

 

            Estamos na Semana Santa. Jesus esta preste a ser devorado pelos vermes dos judeus e romanos. Mesmo apresentando boas ações – ressuscitando Lázaro, por exemplo – não foi suficiente para abrir os olhos dos opositores. Afinal, a bondade de Jesus distanciava ainda mais. O bem era perseguido e vigiado constantemente. Nada poderia sair do crivo dos judeus. Contudo,  os mesmos  deixaram Jesus  escapar de suas mãos, tentaram apedrejá-lo e jogá-lo num precipício, porém, Jesus saiu por cima e nada Lhe aconteceu porque é o filho de Deus.

 

No Evangelho de hoje Jesus volta a Betânia, cidadela onde abrigava a família de Lázaro, Marta e Maria. Recentemente Jesus ressuscitara Lázaro a pedido de Marta. Faltavam poucos dias para páscoa, festa judaica de tradição cultural antiga dos pastores, depois, fundiu-se a festa dos Ázimos  com a libertação da escravidão do Egito. Tempo de esperança e de nova vida. Mais uma vez a presença do Mestre na Região deixava os sumos sacerdotes  preocupados. Pois, muitos judeus continuavam acreditando nas palavras de Jesus e os seguiam. Segundo o evangelista alguns judeus estavam presentes na casa de Lázaro não por causa Dele, mas para prestar solidariedade ao morto-vivo (Lázaro). Assim narrou o evangelista João: Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Acontece que a presença de Jesus despertava certa curiosidade, então, dando uma de João sem braço, vão até a casa onde Jesus estava hospedado para sondar o que estava fazendo. Reescrevendo a curiosidade dos judeus, podemos concluir: Será que terá outro fenômeno milagroso naquela casa? Por que voltou?Qual será a novidade? Acredito que esta falando sério mesmo!  Esta curiosidade era o sinal da presença da verdade e da coragem de um Homem que não intimidava com ameaças. Sabia de sua missão e não temia a condenação, porque era justo e compassivo. Amava todos sem distinção e andava livremente a serviço do povo sofredor.

 

Jesus sentado a mesa com o anfitrião Lázaro, foi surpreendido por  Maria ungindo seus pés com perfume caro e depois enxugou com seus cabelos. Ao ser questionado por Judas Iscariotes, por achar desperdício econômico  untar os pés com bálsamo tão caro, Jesus, sabendo que seria traído com um beijo por trinta moedas de pratas na noite da última  Ceia – quita-feira próxima – por um de seus discípulos mercenário – o Judas – o repreendeu: 'Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.' Aquela era a oportunidade para Maria agradecer e reverenciar o Magnífico, pois intuitivamente Jesus partiria para junto do Pai em poucos dias.

 

Temos a oportunidade de ainda em vida para levar a este Deus o nosso orgulho de sermos filhos. Maria não deixou passar  em branco. Fez a parte dela. E nós, o que estamos esperando? Chegar  a morte e segundos antes pedir perdão e reconhecer que Deus é Pai? Por que não iniciarmos uma nova vida com a Semana Santa? Revivermos a vitória de Jesus. Entendermos que seu sofrimento foi para salvar o homem do pecado. Contagiarmos pela sua dedicação de filho educado, próspero, fiel e cordial. Jesus é tudo de bom. Espelhamos em sua vida terrena e façamo-nos fiéis escudeiros caminhando para a LIBERTAÇÃO.

 

Portanto a oportunidade de reconhecer Jesus os judeus tiveram, mas nem todos conseguiram perceber a Graça em sua frente. Muitos filhos e filhas de Deus, desgarrados em pleno século XXI, ainda imitam os homens do passado. Não querem ser preenchidos pela ação do Espírito Santo. Uma ação movediça, inquietante e perspicaz. Querem sim, vestirem-se de vermes para devorar a Criação. Destruir o que Deus disponibilizou para ser usado em benéfico do homem. Maltratar o próprio irmão por cobiça e insensatez. Que Deus perdoe estes infames e os transformem em homens de coração aberto para o serviço da Palavra. Amém.


--

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário