BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de out. de 2009

ARREPENDIMENTO E PENITÊNCIA

24 DE OUTUBRO – SÁBADO

(Lucas 13,1-9)

Alguém pouco religioso perguntou. O pessoal que estão sofrendo com as enchentes são mais pecadores que nós? Resposta: Claro que não. Os culpados pelas enchentes são aqueles que estão jogando muita fumaça na atmosfera através das chaminés das suas fábricas. As vítimas das enchentes tiveram a infelicidade de ter de morar em áreas de risco, isto é, áreas que podem ser alagadas com as chuvas fortes.

“Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo. Nestas palavras está implícita a sugestão de penitência. Porque não basta dizer que está arrependido. Prove isto fazendo algum tipo de penitência. Todos nós devemos fazer penitência. Ninguém está dispensado. Jesus chama a atenção dos discípulos para que eles não se considerassem dispensados da necessidade de fazer penitência. A condição de discípulos, de estarem próximos de Jesus, poderia dar-lhes uma falsa segurança e levá-los a se considerarem perfeitos, e, portanto, com a salvação garantida.

Prezados irmãos. Isto pode estar acontecendo neste instante com algum de nós líderes de comunidades, catequistas, padres, seminaristas, etc. Podemos ser tentados a ter uma falsa idéia sobre nós mesmos e pensar que já somos santos, que não precisamos fazer penitência, e que a Vida Eterna já está garantida. Cuidado. Por mais intensa que seja a nossa entrega a Deus, e ao seu serviço, ela sempre deixa a desejar. Porque o muro do limite ou fronteira entre o PECADO e ESTADO DE GRAÇA é muito vulnerável. Estou em estado de graça agora e em menos de um minuto posso cair em tentação e já estar do outro lado, num piscar de olhos, em frações de segundo sem menos esperar, acontece. É PRECISO REZAR MUITO e FAZER PENITÊNCIA, Pois os tropeços não marcam hora.

Mais não se desespere meu jovem! Pois você nunca será tentado acima de suas forças. Mais é importante que você esteja fortificado pela oração, leituras meditações, etc.

Para você que está numa situação de desespero, até pensando em desistir do seminário ou do sacerdócio porque não consegue manter-se casto, a melhor sugestão sem efeitos colaterais, é tomar CHÁ DE CAPIM CIDRÃO OU ERVA CIDREIA. Meu filho. É tiro e queda. Experimente.

Só o cristão insensato tem a pretensão de se considerar plenamente fiel a Deus esenhor de uma vida em estado de graça intocável. Por isso, recomenda-se não excluir a penitência, pois ela manifesta a disposição de não acomodar-se no empenho de ser sempre mais fiel ao Senhor. A exclusão da penitência pode tornar estéril a vida de qualquer santo.

E uma coisa perigosa pode acontecer com essa falsa confiança ou atitude de pensar que somos santos, isentos de qualquer pecado. Porque não nos sentido pecadores, é muito fácil nos colocar na condição de juiz do próximo e seremos incapazes de reconhecer a malícia de nossas ações.
Jesus é muito paciente conosco. Paciente quando nos julgamos dispensados de fazer penitência. Entretanto, a paciência tem seus limites. E chegará a hora em que nos confrontaremos com o Senhor e pode ser tarde demais para voltar atrás e fazer uma penitência.

Aliás, o sofrimento pode ser oferecido como penitência. Deus não nos castiga, porque Ele é amor. Mais permite o sofrimento para nos purificar. Portanto, não fique esperando um sofrimento para se penitenciar. Escolha você mesmo um. Privando-se de algo muito agradável, sendo mais paciente com aquela pessoa que lhe é antipática, (Lembre-se. Não existem pessoas chatas ou antipáticas. Mais sim, pessoas que nos são chatas ou antipáticas. Vamos explicar isso melhor em uma próxima reflexão).

Vejamos. Jesus disse que não queria sacrifício e sim caridade. Então, em vez de você amarrar na cintura um cordão com pedaços de vidro para lhe machucar, que tal levar comida e roupa para seu irmão que agora está caído naquela calçada? Faça penitência com a orientação do se pároco, mas, principalmente, faça caridades. Muita caridade!

Sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário