11 de novembro 2009 – Os dez leprosos.
Lc 17,11-19
O leproso agradecido. Já foi descrita a situação dos leprosos no tempo de Jesus (cf. 5,12- 16). O grupo que vem ao seu encontro compõe-se de judeus (galileus) e samaritanos. A camaradagem desses inimigos geralmente figadais indica o desespero de sua situação, que os levou a depender uns dos outros. Como eram obrigados a evitar o contato com não-leprosos (Lv 13,45-46), mas dependiam da caridade deles para sua sobrevivência, os leprosos andavam habitualmente nas cercanias das cidades. Esse grupo elevou a voz para Jesus à distância apropriada; tinham ouvido falar de sua compaixão e de seu poder de cura. Jesus simplesmente dá uma ordem, como fez Elias ao leproso Naaman (2Rs 5,10- 12), que também poderia ser uma prova da fé e obediência deles. Eles devem ir mostrar-se aos acerdotes, que tinham a responsabilidade de julgar se um leproso tinha permissão de retomar à sociedade (Lv 14,2). Eles obedecem à ordem, indo relatar a cura enquanto ainda não estão curados.
Só um do grupo volta para expressar gratidão.
Atribui a cura a Deus, cantando abertamente seus louvores. A ingratidão dos outros é uma nota dissonante, mas talvez o fato de um samaritano ser o único a voltar para agradecer fosse mais chocante na ocasião (vv. 16.18). As palavras finais de Jesus a ele são a mensagem que deu à mulher curada da hemorragia (8,48). A fé de todos os leprosos levou a sua cura fisica; talvez fosse mais que isso para os outros também, mas ao menos para o samaritano, a cura trouxe "salvação", por meio da integridade e um relacionamento apropriado com Deus.
17,20-37 A vinda do Reino de Deus. Quando Jesus enviou os 72 discípulos em missão para pregar, no início de sua viagem a Jerusalém, disse-lhes para proclamar a proximidade do Reino de Deus (10,11).
98 Antes ele enviara os Doze para anunciar seu Reinado
Jesus continuava viajando para Jerusalém e passou entre as regiões da Samaria e da Galiléia. Quando estava entrando num povoado, dez leprosos foram se encontrar com ele. Eles pararam de longe e gritaram:
Esta narrativa de cura dos dez leprosos é exclusiva do evangelista Lucas. Pode-se encontrar certa semelhança com uma passagem do Primeiro Testamento, envolvendo o sírio Naamã curado de sua lepra pelo profeta Eliseu. Fica em destaque o fato de que, dentre os dez curados, apenas um, que era samaritano, volta a Jesus glorifi cando a Deus, mostrando seu reconhecimento. Era um excluído pela religião ofi cial do judaísmo. Os textos de Lucas e João, em seus Evangelhos, destacam que Jesus teve melhor acolhida entre os samaritanos do que entre os judeus. Embora a cura seja o pretexto da narrativa, seu destaque maior é a gratidão, com fé, que leva à salvação. O significado essencial da salvação é o encontro e a comunhão com Deus. A gratidão é um dos sentimentos que mais nos aproximam das pessoas e de Deus. Ela nos move à oração e à comunicação dos bens recebidos a nossos irmãos, em ações de graça.
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