BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de abr. de 2011

Um de vós me entregará - Missionários Claretianos


Terça-feira, 19 de abril de 2011

 

Semana Santa

 

Santos do Dia: Crescêncio de Florença (diácono), Elfege de Winchester (bispo, mártir), Jorge de Antioquia (bispo, mártir), Geraldo de Einsiedeln (eremita), Hermógenes, Aristônico, Galácio, Caio, Expedito e Companheiros (mártires de Melitene, na Armênia), Leão IX (papa), Pafnúcio de Jerusalém (presbítero, mártir), Sócrates e Dionísio (mártires da Panfília), Timão (um dos sete diáconos citados em At 6,5), Ursmar de Lobbes (abade, bispo), Vicente de Collioure (mártir).

 

Primeira leitura: Isaías 49. 1-6.
Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra (Segundo canto do Servo do Senhor).
Salmo responsorial: 70, 1-6.15.17.
Minha boca anunciará vossa justiça.
Evangelho: João 13, 21-33. 36-38.
Um de vós me entregará... O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.

 

O anúncio de Jesus sobre a traição iminente desconcerta seus discípulos. Pedro pede ao discípulo a quem Jesus ama que lhe pergunte quem é o traidor, e Jesus lhe diz como o identificar: em sinal de amizade oferece a Judas um pedaço de pão. O propósito de Jesus não é denunciar o traidor nem o delatar diante de seus companheiros, mas oferecer a última oportunidade de se arrepender.

A tentativa de Jesus fracassa. Judas se afasta. Jesus manifesta seu total respeito pela liberdade humana, ao preço de sua própria vida. O amor de Jesus é um amor que não julga, que não conhece limites, que se estende ao inimigo mortal, que não força ninguém, que desiste da possibilidade de rechaço. Para quem está com Jesus não há inimigos a serem delatados.

Há vidas entregues livremente para que seja possível o Reino. Fruto desta entrega é o dom do Espírito de Deus que dá ao ser humano a capacidade de amar sem limites, fazendo-o plenamente humano, ao estilo de Jesus. Nós nos abrimos incondicionalmente a esta classe de amor?

 

Missionários Claretianos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário