BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de abr. de 2011

A VERDADE OS LIBERTARÁ. - Alexandre Soledade

 

NÃO DESISTA EM MEIO AS DIFICULDADES! MUDE ESSE PARADIGMA!

João 8,31-42

Então Jesus disse para os que creram nele:

- Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles responderam:

- Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres? Jesus disse a eles:

- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês.

- O nosso pai é Abraão! - responderam eles. Então Jesus disse:

- Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez. Eles responderam:

- Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus! Jesus disse a eles:

- Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.

Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de hoje – Ed. Paulinas

Bom dia!

Repare que dentro desse evangelho esta um dos versículos mais conhecidos pelas pessoas: "(...) CONHECERÃO A VERDADE, E A VERDADE OS LIBERTARÁ.

Esse evangelho deixa evidente a convicção de Jesus em realizar até o fim sua missão. Mesmo já sabendo do plano dos fariseus em mate-lo não perde o foco. A VERDADE o motiva a continuar. Qual é a verdade que buscamos ou queremos ouvir?

Trazemos nesse trecho do evangelho a situação do imediatismo a qual estamos acostumados. Quantos de nós buscamos apenas a verdade quando a água bate nas canelas (canelas, foi legal!)? Buscamos geralmente a Deus quando temos em mão ou no pensamento um pedido urgente para "amanhã". O pedido, a pressa, a urgência e a o hábito de pedir nos faz deixar de ler o que antecede o versículo: "(...) SE VOCÊS CONTINUAREM A OBEDECER AOS MEUS ENSINAMENTOS, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

Deus nos atende pelo amor que tem a sua criatura e também pela misericórdia em relação as nossas falhas e fragilidades, mas não podemos omitir o fato O buscarmos quando a coisa aperta!

Como no exemplo citado também nos esquecemos de buscar os "porquês" que levaram ao fato acontecer e se voltarmos para "lê-los", descobriremos que Deus provavelmente já havia nos alertado, seja por sinais, pessoas ou por anjos! Anjos?

Sim, talvez não como o narrado na primeira leitura ou como o próprio Jesus tentando alertar os fariseus da grande besteira que estavam pensando em fazer,. É um fato: nós dificilmente ouvimos a verdade quando estamos cegos ou surdos pelo pecado. "(...) O Evangelho de hoje nos mostra que os judeus pensaram que eram livres e, no entanto, não eram, porque existem muitas formas sutis de escravidão, SENDO QUE AS PIORES SÃO AS NOSSAS TENDÊNCIAS AO MAL, AS NOSSAS IMATURIDADES E AS NOSSAS FRAQUEZAS, E SÃO PIORES PORQUE BROTAM NO NOSSO INTERIOR, NOS ENGANANDO, PORQUE PENSAMOS QUE ESTAMOS FAZENDO A NOSSA VONTADE QUANDO NA VERDADE ESTAMOS CEDENDO AOS NOSSOS DESEJOS, QUE NÃO NOS DEIXAM SER LIVRES. Somente permanecendo unidos a Cristo é que podemos vencer a nossa natureza e sermos verdadeiramente livres" (Reflexão proposta do site da CNBB)

Será que quero ouvir essa verdade?

Volte um pouco no tempo... Qual foi a ultima vez que perdeu a cabeça ou realmente se arrependeu de algo que não deveria ter feito? Volte um pouco mais... Deus já havia alertado? Se hoje estou prestes a largar tudo, fugir, abandonar tudo que construí, (...), por que não ouvir a verdade que Deus sussurra no seu ouvido pedindo justamente ao contrario?

O vento sopra forte e Deus lhe pede uma brisa; o mundo lhe sugere a fuga, mas Deus torce para que tomemos o caminho mais correto... Não esmoreça ou fuja da verdade que Deus lhe quer apresentar. Resistir talvez seja mais nobre e difícil que acreditar. Saiba que, se ouço e fico de pé, outros ganham coragem em também ouvir e tentar.

"(...) Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! SEJA CONHECIDA DE TODOS OS HOMENS A VOSSA BONDADE. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, TUDO O QUE É VERDADEIRO, TUDO O QUE É NOBRE, TUDO O QUE É JUSTO, TUDO O QUE É PURO, TUDO O QUE É AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA, TUDO O QUE É VIRTUOSO E LOUVÁVEL, EIS O QUE DEVE OCUPAR VOSSOS PENSAMENTOS. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco". (Filipenses 4, 4-9)

Talvez as frases "você não pode fazer nada", "nada vai mudar", "jogue a toalha", "eu não agüento mais", (...), tenham sido construídas por pessoas, filhos de Deus, que fecharam seus ouvidos e os olhos ao CONSELHO e desistido...

A verdade nos faz ser fortes e focados.

Mude esse paradigma! Acredite! Aceite! Procure! Mantenha o foco!

Um imenso abraço fraterno.

 

Alexandre Soledade

Nenhum comentário:

Postar um comentário