BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de abr. de 2011

“A Verdade vos libertará” – Claudinei Oliveira


Quarta - Feira,  13 de Abril de 2011.

 

Evangelho –  Jo 8,31-42

 

O evangelista João coloca frente a frente Jesus e os Judeus. Neste  diálogo prevalece de uma lado a Verdade – Jesus -  e do outro lado também a verdade – os judeus. Jesus foi enviado do Pai para alertar o povo sofredor e aqueles que não acreditam  na fé transcendental, ou seja, a fé no Deus Justo. Mas os judeus não nasceram do adultério e seguem a tradição de Abraão. Acontece que Jesus prega o bem, o amor, a cura e a perseverança no Criador; mas os judeus acatam as idéias do pai Abraão. Jesus é a favor da vida – vida em abundância – e os judeus querem a morte de Jesus. Agora entendemos a dialética na argumentação narrada por João. Jesus quer convencer os judeus de que o Deus é único, mas não aceita a morte, o ódio e a vingança. O Deus que os judeus seguem é o Pai de Jesus, mas eles – judeus -  matam e Jesus dá a vida e o perdão. Diante disso não temos como convencer nós mesmos de que Deus não opta por um filho e deixa o outro isolado. Deus ama sua criatura e quer MUITO bem a todos.

 

 A verdade que Jesus pregava nos discursos soava não muito bem aos ouvidos dos judeus. Incomodavam, dilaceravam e maltratavam os pensamentos daqueles que seguiam Abraão, porque a Verdade de Jesus alcançava o coração. Trazia para os cristãos o ideal de liberdade de todas as injustiças – injustiças cometidas pelos judeus perseverantes a Deus. Assim Jesus afirma singularmente aos judeus: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.' Os judeus ficaram pensativos: como acreditar nas palavras deste homem que anda perambulado pelas estradas da vida? Como pode  a verdade pregada por ele libertar? Nós já somos libertos! Sim, os judeus eram libertos para deixar os súditos maltrapilhos, violentados na esperança, amargurados pela vida. Este sim era a verdade e a libertação dos judeus.

 

São tantas as Verdades que os cristãos são colocados a prova. Cada verdade aloca objetivos preciosos. Veja a verdade do capital: o lucro é a base do empreendimento que levará à  qualidade de vida! Quem trabalha vence na vida! Preguiçoso são os pobres que não têm competência para garantir sua independência! Deveríamos acabar com todos estes mendigos que sujam as lindas avenidas! Talvez os judeus pensassem dessa maneira. Queriam aumentar seu poder de influencia e colocar à seus pés os humildes. Porém a  verdade de Jesus liberta o homem para a vida, cria novas possibilidades de ver o mundo e o irmão de outra maneira, muita mais solidária e ternura. A verdade de Jesus leva a pessoa acreditar que os ensinamentos da igreja são caminhos para serem trilhados no sentido de alcançar a Graça e a Misericórdia de Deus. Como não ser discípulos do Mestre? Seguir o mestre é conhecê-lo e fazer de suas palavras instrumentos de conciliação e reconhecimento para o bem.

 

A palavra de Deus deve ser acolhida por todos. Aceitar a proposta que emudece o coração  e trás  felicidades. Não pode passar despercebido pelo homem a sugestão que garante segurança  e retidão no caminhar. Deve-se olhar para todos os lados, avaliar o indicativo de cada verdade, mas escolher somente uma: a verdade que liberta todos do mal, a verdade de Jesus. Que todos os homens encontrem esta verdade e sejam apaixonado por Deus. Amém.

Abraços,

Claudinei Oliveira


--

Claudinei M. de Oliveira

 

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Um comentário:

  1. Prezado Claudinei,

    não existem diversas "verdades" logo não se pode "avaliar o indicativo de cada verdade". Esses conceitos - cada um tem a sua verdade - são do "relativismo" e do "politicamente correto" que tanto mal fazem a todos nós no dia de hoje!

    Existe apenas uma verdade como você afirma: "a verdade que liberta todos do mal, a verdade de Jesus Cristo".

    Assim, fica difícil de entender como no diálogo de Cristo com os judeus "prevalece a verdade de um lado e do outro lado também a verdade".

    A paz de Cristo!

    Marcelo Ladeira.

    ResponderExcluir