28 – Segunda - Santos Inocentes – Fuga para o Egito.
Evangelho (Mateus 2,13-18)
Lembramos hoje o massacre dos inocentes, os Santos Inocentes. o Menino Jesus, é ameaçado e perseguido por Herodes que queria matá-lo. Porém, os reis Magos, foram avisados por um anjo em sonho que Herodes pretendia matar Jesus. Um anjo também avisou a José em sonho, pedindo que fugisse para o Egito como menino e a mãe e que votasse somente quando fosse avisado.
Por que Herodes temia tanto o menino Jesus? Ora, Jesus sempre foi anunciado pelos profetas, como o Rei que chegaria para libertar o povo de toda opressão, de todo sofrimento, de toda prisão, o salvador. E o seu reino, era o reino, onde ninguém mais sentiria dor, sofrimento, e teriam vida eterna. Que rei neste momento não temeria perder seu trono? Herodes, ele mesmo. E como não conseguiu dos Magos nenhuma informação sobre Jesus, de forma cruel e impiedosa, manda matar todas as crianças com menos de 02 anos de idade na cidade de Belém e nos arredores. E por intervenção direta de Deus, que avisa José em sonho. Imagine o quanto essa família não sofreu para atravessar o deserto até o Egito. Jesus é salvo, e poder da morte não prevaleceu contra Deus.
O evangelho de hoje, lembra a história de Moisés, que também foi poupado da morte, salvo pela providência divina, quando o faraó do Egito, usando da mesma crueldade de Herodes, manda matar os primogênitos das famílias oprimidas. E quando o povo oprimido fugiu pelo deserto, numa viagem inversa a da Sagrada Família. Jesus e Moisés estavam inseridos no mesmo projeto de libertação do povo. O Faraó e Herodes representam os poderosos opressores do mundo, que querem a qualquer custo, até pela morte, perpetuarem seus privilégios, suas riquezas.
Como batizados e anunciadores de Cristo, que tenhamos em nossos caminhos, Magos, Josés e Marias para nos livrarem de todo mal, perseguição, e que possamos cumprir nossa missão de levar a todos a Palavra de libertação, paz e vida eterna.
Mª Elian
Nenhum comentário:
Postar um comentário