23 - quarta= João Batista, o maior nascido de uma mulher.
Evangelho (Lucas 1,57-66)
A Igreja celebra hoje, o nascimento de João Batista, e faltam apenas dois dias para o nascimento de Jesus. Até em seu nascimento João é precursor de Jesus. E seu nascimento não é só motivo de alegria para sua família, mas participam também dessa alegria amigos e vizinhos. No ventre da mãe, João Batista já era cheio do Espírito Santo de Deus. Ele preparará Israel para vinda do Messias, o Salvador tão esperado por aquele povo. Seu nascimento demonstra também a grande misericórdia de Deus com seus pais, um casal de idade avançada que não teve filhos, João Batista pôs fim a esta humilhação, para aquela sociedade era um castigo de Deus não ter filhos.
Pela tradição, João, o filho primogênito, deveria receber o nome de seu pai Zacarias, que era sacerdote do Templo. João deveria herdar do Pai do sacerdócio também. Quando o anjo anunciou a Zacarias, a gravidez de Isabel e que teria um filho, e chamaria João, ele não acreditou, duvidou e perdeu a fala. E ao concordar com o nome de João, Zacarias recupera a fala e louva a Deus, e temor tomou conta de todos, pois queriam o menino que chamasse Zacarias, e pensam a respeito de João “O que virá ser este menino?” João, significa “Deus é propicio”, “Javé tem piedade”, nome diferente do de seu pai e que não tem relação com seus parentes. Já ao nascer João prenuncia mudanças que estarão por vir.
Era tradição o filho de um sacerdote, ser sacerdote no Templo de Nazaré, e João rompe também essa tradição, será o profeta que fará seu anuncio no deserto, longe da cidade e do conforto que proporciona, ficará entre os marginalizados e os excluídos pelo próprio sistema religioso. “João Batista é o maior nascido de uma mulher”, disse Jesus, e nos é apresentado com o precursor de Cristo, de um novo mundo de eternidade e imortalidade, onde reine o amor e a misericórdia, aquele que através de seu batismo nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, o caminho do Senhor que virá.
Jesus reconhece o anúncio de João e diz que o batismo da conversão e a pratica da justiça nos levará a participarmos do Reino do Pai, que “acontece entre nós”. Que João Batista nos inspire a conversão, que trabalhemos para construção de um mundo onde exista justiça, onde o amor de Deus se faça presente, que todos tenham vida, e vida em abundância.
Mª Elian
Nenhum comentário:
Postar um comentário