Dia 26 de dezembro- sábado
Mateus 10,17-22
Jesus alerta seus discípulos quando os envia em missão, sobre as perseguições, que seriam entregues aos tribunais, e do destino de morte que os esperava por causa do evangelho. A presença do discípulo seria também uma presença questionadora na história da salvação humana, como foi Jesus Cristo. Jesus deixa claro que “quem perseverar até o fim será salvo...”
E que quem optasse por Ele, não teria uma vida segura, muito menos confortável. Optar pelo caminho de Jesus requer força e coragem diante das perseguições, das pressões das autoridades religiosas e políticas, ser vítima dos próprios familiares, dos colegas de trabalho, na rua em que mora...
Enfim, quando você decide viver o evangelho, declarar a todos que você é apaixonado do Jesus Cristo, você é visto com outros olhos, ouve comentários desagradáveis, até mesmo em casa, dos familiares... Por isso Cristo nos pede perseverança nas tribulações e perseguições.
O que te move é o amor, um sentimento sem preconceito, que te faz enxergar aonde a presença de Cristo se faz necessária, só desejo uma humanidade mais fraterna, mais justa, equilibrada, sem sofrimentos, perversidades, exploração dos fracos, atrocidades cometidas por “seres humanos” a outros humanos. Só se começa a ter esse desejo quando se passa a conhecer a verdadeira mensagem que Jesus nos deixou, e que isso é possível, pode ser um sonho, mas é possível, e para que isso aconteça, cada um de nós deve fazer sua parte.
Porém, ainda hoje continua sendo um risco denunciar a injustiça e a opressão dos grandes e poderosos, como é extremamente perigoso se colocar ao lado dos pequenos e dos pobres para defender seus direitos e sua dignidade. E ainda hoje, e não são poucos os que perdem sua vida ao testemunhar o evangelho e professar sua fé. Como os antigos mataram os profetas, os discípulos de Jesus ainda são perseguidos. Quem desejar e quiser ser realmente discípulo de Jesus, deve estar disposto a trilhar o caminho do Calvário e da Cruz.
Jesus, deixa aos seus discípulos a seguinte orientação: “Mantenham-se em paz, não se preocupe, pois o Pai está com vocês!” Em meio aos sofrimentos e tribulações, diante dos tribunais, nas flagelações, a presença fortalecedora do Espírito Santo se fará presente, pois o Espírito do Pai colocará em suas bocas as palavras convenientes, e lhes dará força e confiança.
Peçamos ao Pai, seu Espírito de força, coragem, confiança e perseverança para continuarmos na caminhada, e para que de alguma forma consigamos mostrar às pessoas, que um mundo de paz, justiça e dignidades é possível, e podemos iniciar dentro de nossa casa, na nossa família.
Maria Elian de Fátima.
muito ungida essa eese comentário da palavra de Deus, só me fez sentir mais forte a presença de Deus em meio a grande tribulação que estou passando no meu trabalho devido perseguições.
ResponderExcluir