BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de mai. de 2011

MAS A VOSSA TRISTEZA SE TRANSFORMARÁ EM ALEGRIA - Olívia Coutinho

"MAS A VOSSA TRISTEZA SE TRANSFORMARÁ EM ALEGRIA". - Olívia Coutinho

 

02 de junho de 2011

 

Evangelho Jo16,16-20 

 

É mergulhados nas leituras do Santo evangelho, que vamos encontrar aberta, a porta do coração de Jesus, que nos convida a entrar na sua intimidade!

Quanto mais meditamos as suas palavras, mais O conhecemos e nos envolvemos no mistério do seu amor!

É este amor que nos impulsiona a caminhar em comunidade, a alargar os nossos passos, na esperança de que, irmanados, possamos  construir um mundo novo, na certeza de que é  este,  o caminho que nos leva ao Pai!

Não tivemos a oportunidade de conviver fisicamente com Jesus, como tiveram os discípulos, mas temos acesso as suas palavras, conhecemos os seus mandamentos, e pela ação do  Espírito Santo, Sua presença se torna real no meio de nós.

É bom falar de Jesus, melhor ainda é viver como Ele, com Ele e por Ele!

Vemos no evangelho de hoje, que as palavras de Jesus, dirigidas aos seus discípulos, visando tranquilizá-los, quanto a sua partida para o Pai, não alcançavam a compreensão deles.  

 Suas palavras ressoavam em seus ouvidos, como algo enigmático, que os deixavam confusos e amedrontados: "Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo". 

Jesus se esforçava em instruir  bem os seus discípulos,  para que eles não titubeassem em momento algum, e  se encorajassem para enfrentar o que estava por vir, mas ao mesmo tempo, no seu lado humano, Jesus entendia que, compreender  o mistério da missão, que lhe fora designada pelo Pai, era algo inalcançável ao entendimento humano.

Estando para concluir aqui na terra, a sua missão, Jesus referia-se a um tempo de separação, seguido de um tempo de reencontro. Aproximava-se o momento da difícil separação física e entre os discípulos, pairava no ar, algo de abandono, de ruptura, eles não se sentiam preparados para enfrentar aquela dura realidade.

             Hoje nós entendemos claramente que aquelas palavras que assustaram os discípulos, tinha a ver com o destino de morte e de ressurreição que o esperava. O tempo da não-visão, corresponderia à experiência de morte que ele enfrentaria. E o tempo da visão, correspondia à Páscoa, momento do Seu reencontro com os discípulos.

Como discípulos de Jesus, hoje não temos dificuldades para compreender as suas palavras, pois todos os seus ensinamentos, nos tornam claros, sob a luz do Espírito Santo!

Precisamos estar sempre  atentos, com nossos "ouvidos" bem apurados, para não distorcermos as palavras de Jesus, como fazem os que tentam  justificar  suas atitudes não coerentes com o que nos diz o evangelho.

Quem ama, deseja estar sempre junto da pessoa amada! Assim acontece com Jesus!  Ele nos ama infinitamente e quer estar sempre no meio de nós! Agora, entre nós, não haverá mais despedida!

A nossa eterna permanecia com Jesus, só depende de nós, pois a graça já nos foi dada, basta-nos seguir os seus mandamentos!

Podemos sentir a sua presença em tudo que nos acontece.

 

O que seria de nós, longe do coração de Jesus? Certamente, não teríamos forças para enfrentar as fortes ondas do mar da vida!

 

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário