BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de mai. de 2011

O Espírito da Verdade dará testemunho de mim -Missionários Claretianos

Segunda-feira, 30 de maio de 2011


6ª Semana da Páscoa

Santos do Dia: Basílio e Amélia (casal cristão, pais de São Basílio de Cesaréia da Capadócia), Exuperâncio de Ravena (bispo), Félix I (papa), Fernando III de Castela (rei), Isaac de Constantinopla (abade), Joana d'Arc (virgem).

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 16, 11-15.
O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.
Salmo responsorial: 149, 1-6.9.
O Senhor ama seu povo de verdade.
Evangelho: João 15, 26 - 16, 4a.
O Espírito da Verdade dará testemunho de mim

Jesus reafirma, uma vez mais, a necessidade de fortalecer a identidade entre ele mesmo e seus discípulos; quer dizer, faz um chamado à fidelidade, a se manter firmes, ocorra o que ocorrer. Para a época da redação de João, os cristãos tinham sido expulsos da sinagoga; isto é, tinham que abandonar o seio do judaísmo para começar a construir sua própria identidade cristã, seu próprio "caminho".

Talvez para muitos cristãos a expulsão das sinagogas possa ter significado o fim do movimento cristão. Entretanto, nos grandes lideras das comunidades primitivas, parece que há uma aceitação, até gozosa, desse fato, pois permite a liberdade e autonomia.

Daí a insistência do evangelista em se manter unidos a Jesus como num tronco, de se amar mutuamente, de manter sempre vivo e atuante o dom da paz que receberam da parte do Senhor, e de esperar contra qualquer coisa o dom definitivo do Espírito. O discípulo que ama e que conserva a unidade, não teme perseguição alguma.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário