BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de mai. de 2011

O Espírito da Verdade dará testemunho de mim. – Nancy



            "O Espírito da Verdade dará testemunho de mim." – Nancy

30 de Maio de 2011

Evangelho - Jo 15,26 - 16,4a

            Jesus Cristo sabia que estava prestes a partir e deixar os seus amados discípulos. Mas ao mesmo tempo em que estava triste e preocupado ao deixá-los, tinha certeza daquilo que dizia e fazia, pois era o enviado do Pai.

            Por isso, afirmava convictamente: "Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim."

            Quem seria esse Defensor, esse Espírito de Verdade que daria testemunho de Jesus Cristo? – perguntaríamos nós!

            O único Defensor, Espírito de Verdade, era o Espírito Santo habitando o íntimo dos discípulos, se manifestando nas palavras, gestos e ações de cada evangelizador e missionário de Jesus Cristo, dando continuidade ao seu projeto de amor.

            Jesus Cristo partiria sim, mas não deixaria seus discípulos órfãos, por isso afirmava que o Pai enviaria o seu Espírito da Verdade. Jesus Cristo – o Espírito de Verdade – seria o nosso mediador para chegarmos a Deus Pai.

            Silenciemo-nos por alguns minutos para refletir sobre duas importantes perguntas: acreditamos nesse Defensor, nesse Espírito de Verdade direcionando a nossa vida? Somos inspirados, ou nos deixamos inspirar pelo Espírito de Verdade, o Espírito Santo de Deus para as nossas tomadas de decisões e ações cotidianas?  

            Acreditamos que muitos de nós respondemos sim a esses questionamentos por inúmeros fatores: somos batizados na Igreja Católica, nos denominamos cristãos, participamos das missas dominicais, contribuímos com o dizimo, praticamos a caridade, fazemos jejuns, oramos... E levantamos os nossos olhos, elevamos o nosso pensamento ao alto para buscarmos respostas às nossas inquietações.

            Não nos cabe julgar a dimensão e profundidade da manifestação do Espírito Santo agindo em nós; este é um mistério justificado pela nossa intimidade pessoal com Jesus Cristo e pela nossa própria fé.

            No entanto, Jesus Cristo nos conhece a cada um, sabe realmente "quem e como somos" – por inteiro. Ele nos envia os dons necessários, nos sonda e nos conhece, como canta Padre Marcelo:

Senhor,
Eu sei que tu me sondas
Sei que também que me conheces
Se me assento ou me levanto
Conheces meus pensamentos
Quer deitado ou quer andando
Sabes todos os meus passos
E antes que haja em mim palavras
Sei que tudo me conheces

Senhor eu sei que tu me sondas...

            Se até os nossos cabelos estão contados, como podemos duvidar da infinita providência divina e misericordiosa do Espírito Santo, se manifestando em nossas vidas, nos inspirando para falar, para cantar, para escrever, para tocar um instrumento, para ensinar, para orar por alguém?

            Somos sim a morada do Espírito Santo que nos guia, nos ilumina, e nos protege. Morada do Espírito Santo que nos abre à missão evangelizadora, que nos permite realizar milagres através das nossas mãos, que nos dá forças para vencer os desafios e as tribulações deste mundo... .

            O Espírito Santo está presente em cada um de nós que se entrega disponível à sua manifestação, em tudo e em todos os lugares, seja em nossa casa, na Igreja, no trabalho, na rua...

            Peçamos a Deus que nos inunde com o Defensor, o Espírito Santo, para que a nossa fé não seja abalada e possamos, assim, ser instrumentos de paz aqui na terra, realizando o seu projeto de amor. Amém!

Abraços fraternos.

Nancy – professora

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário