BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de mai. de 2011

“BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES”... - Olívia Coutinho

 
31 de maio de 2011

Evangelho Lc1, 39-56

 

Com a festa da visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, encerra-se o mês de maio, o mês dedicado a Maria!

A festa de hoje, nos revela um modelo de vida cristã! Maria é a mulher mãe, toda cheia de graça! Nela, Deus fez maravilhas! Ao dizer Sim, para Deus, Maria foi iluminada pelo sol da justiça e acolheu o Salvador!

Ao receber o anuncio do anjo, que ela seria a mãe de Jesus, Maria ficou sabendo da gravidez de Isabel, sua prima, que morava bem distante.

Ao se colocar como serva do Senhor, ela se pôs a serviço! Impulsionada pelo amor ao próximo, dirigiu-se apressadamente, para a casa de Isabel, que já era de idade avançada e que certamente necessitaria de maiores cuidados na gravidez. Com este gesto de amor e doação, Maria nos deixa um grande exemplo de solidariedade, nos ensinando que o amor, é mais do que sentimento, é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades, de partilhar as alegrias e também as dores.

O Evangelho de hoje, narra um dos mais belos encontros de amor: o encontro de duas mães; uma se alegra com a alegria da outra, agradecidas pelo dom da fecundidade!

A narração deixa claro o poder infinito de Deus: para Ele, nada é impossível!

Ao se colocar a caminho, subindo montanhas, levando Jesus em seu ventre, Maria torna-se a primeira discípula de Jesus!

O relato nos mostra também o encontro de duas crianças, que estavam sendo geradas no ventre de duas mulheres distintas! No ventre da jovenzinha Maria, crescia Jesus, o Salvador do mundo, Aquele que daria a sua vida para nos resgatar! E no ventre, antes estéril, de Isabel, já de idade avançada, crescia o menino que pulou de alegria, ao sentir a presença de Jesus: João Batista o grande profeta, o precursor, aquele que iria preparar o caminho, para a entrada de Jesus na historia da salvação.

Com o Sim, de Maria, abriram-se as cortinas de uma nova Era! O sonho de Deus, que havia sido ameaçado pela mancha do pecado, desde o início da criação, tornava-se possível! Iniciava-se a construção de um novo Reino, onde o amor, a justiça e a paz triunfariam.

O amor misericordioso do Pai ultrapassou todos os limites; Deus se fez menino, se humanizou no ventre de uma mulher, para ficar mais perto de nós, para caminhar conosco, sentir as nossas dores e as nossas alegrias também!

Maria, a serva do Senhor, participou da historia da libertação da humanidade ao se entregar totalmente a serviço de Deus! Enfrentou todos os desafios, desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz! E mesmo com o coração transpassado com uma espada de dor, ela se manteve de pé, aos pés da cruz!

O papel  desempenhado por Maria na encarnação, na morte e na Ressurreição de Jesus, nos deixa um grande exemplo de mulher forte, que ama, que não se deixa abater diante do sofrimento, porque confia no poder grandioso de Deus!

Com Maria, aprendemos a dar passos ao encontro do outro e a buscar o seu filho Jesus!

 

Olívia Coutinho

Um comentário:

  1. Linda!.. esta reflexão, bem clara, estou sempre por aqui lendo. Deus te abençoe. Judite Rosa

    ResponderExcluir