BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

19 de mai. de 2011

“Eu conheço aqueles que escolhi” – Nancy


Ano A - Dia: 19/05/2011 (quinta-feira)


Jo 13,16-20

Jesus Cristo nos fala através deste evangelho da importância do servir, como fizera com os seus discípulos no lava-pés, mostrando publicamente que ninguém fica menor, nem é inferior ao outro pelo fato de executar algumas atividades que, aos olhos de muitos, podem ser consideradas menores.

Todo e qualquer serviço é nobre! Não há nada que possa nos envergonhar quando fazemos algum trabalho com amor, dedicação, desprendimento e honestidade. E nenhum tipo de serviço poderia nos diminuir ou macular a nossa imagem, pois servir é a missão do cristão, e para isso estamos nesta trajetória, passageiramente.

Jesus foi enfático ao afirmar: "o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis bem-aventurados se o puserdes em prática."

Ainda temos dúvida da nossa missão de servo? Ainda temos receio de desempenhar algumas tarefas, ditas menores, e sermos rebaixados por realizá-las, seja como empregado numa casa, num escritório, como gari, ou lixeiro... Ou até mesmo num trabalho voluntário, quando nos colocamos a serviço, em benefício dos nossos irmãos?

Jesus lavou os pés dos discípulos para mostrar que lavar os pés era atitude nobre, semelhante àquela em que as empregadas faziam com a sua patroa. "E o que as diferencia como seres humanos?" – perguntamos. "Nada, absolutamente nada!" – respondemos. Nenhum ato de servidão tira a autoridade daqueles que a tem. Muito pelo contrário: tais atitudes reforçam o poder e a autoridade numa demonstração de caridade, humildade e simplicidade.

 Para ser discípulo de Jesus a condição "sine qua non" é colocar em prática todos os ensinamentos do Mestre, mesmo diante das dificuldades, confrontos, desafios, perseguições, rejeições, injúrias, traições, entre inúmeros outros.

Vejamos esta ilustração, através de uma figura ilustre, para exemplificar o ato de servir como atitude humana e nobre.

VERDADEIRO COMANDANTE

Durante a Guerra Civil Americana, houve necessidade de uma tropa de soldados, em determinada circunstância, construir uma ponte. O oficial ordenou que os soldados cortassem algumas árvores. Os homens eram poucos e o trabalho era muito lento.

Um homem de aparência imponente passou pelo local. Do alto do seu cavalo observou a cena e falou ao oficial responsável: "Você tem poucos homens para a tarefa."

"É", respondeu o outro. "Precisamos de ajuda." 

"Mas por que você mesmo não põe mãos à obra?" - perguntou o homem a cavalo.

O oficial se ofendeu com a sugestão e falou alto: "Eu, senhor? Mas eu sou um cabo."

"É verdade" - falou o cavaleiro calmamente. E, descendo do cavalo, pôs-se a trabalhar lado a lado com os soldados, até concluir o serviço.

Ao final, montou de novo o seu animal e disse ao oficial: "Cabo, da próxima vez que tiver uma tarefa a cumprir e poucos homens para o serviço, avise ao seu comandante superior e eu tornarei a vir."

Mais tarde, o cabo descobriu que o desconhecido que assim lhe falara era o General Washington.

É preciso acrescentar mais alguma coisa? Existem superiores hierárquicos e superiores verdadeiros. Jesus era e é um superior verdadeiro.

Eis a nossa missão: servir. Não importa aonde, quando, nem a quem ou como! Importa sim edificar o reino do Senhor aqui e agora, enquanto é tempo, na certeza de que esse reino não tem SENHORES, mas APENAS UM, e este é o próprio JESUS CRISTO. Amém!

Na paz do Senhor, abraços fraternos.

 

Nancy - professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário