BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de abr. de 2011

“LEVANTE -SE, PEGUE SUA CAMA E ANDE”- Olívia Coutinho


 

 05 de Abril de 2011

 

Evangelho - Jo 5,1-16

 

Quaresma, tempo de graça! Não podemos passar por este tempo de qualquer jeito! Com Jesus, fonte inesgotável de vida, continuamos  firmes nesta nossa caminhada rumo a Páscoa, aprendendo com Ele, a sermos mais humanos e mais presente na vida do nosso irmão!

O evangelho de hoje nos apresenta o terceiro sinal de Jesus, durante a festa dos Judeus: a cura de um paralítico.

Perto do templo, havia uma piscina rodeada por cinco entradas, onde muitos doentes ficavam deitados: coxos paralíticos, cegos... Este povo excluído se encontrava nos corredores, ou seja, às margens, totalmente excluídos da festa. Ficavam ali, esperando o dia em que um anjo viesse para movimentar a água da piscina, para ser realizado o milagre da cura. Quantos, dos que ficavam deitados próximos a piscina, necessitavam daquele milagre!

Jesus, nos deixa mais uma vez, transparecer a imensidão do seu amor e da sua misericórdia diante dos sofredores! Ele não participa da festa, permanece do lado de fora do templo, no meio daquele povo sem vez e sem "vida".

Dirigindo-se a um paralítico, que estava ali há 38 anos, (significa uma vida inteira) a espera do milagre, Jesus pergunta-o: "'Queres ficar  curado?'  o doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'.Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.' No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar". 

Podemos pensar: se Jesus, já sabia que o paralítico estava ali há tantos anos, a espera do milagre, porque lhe fazer esta pergunta: Queres ficar curado? Ao que parece, Jesus na verdade, com essa pergunta, não tinha somente a intenção de fazê-lo andar fisicamente, mas também despertá-lo para a "vida". É como se Ele quisesse dizer: Acorde, não fique preso a essa deficiência física a espera de um milagre! Jesus, hoje, pode também, nos fazer perguntas semelhantes: o que queres? O que esperas?

 Não podemos ficar paralisados, presos ao passado... Muitas vezes nós nem sabemos o que queremos, ou melhor, sabemos que queremos tudo que é mais cômodo, com isso deixamos de fazer experiências novas de "vida"!

Precisamos deixar de nos esconder atrás de pequenas "deficiências físicas" para justificar o nosso comodismo.

O paralítico curado por Jesus, simboliza todo povo paralisado pela falta de "vida" e o texto nos chama a atenção também, para nossa falta de solidariedade.  Ainda não aprendemos a enxergar o outro com olhar de Jesus! 

E as águas que borbulham de vez em quando na piscina, simbolizam a imagem de um falso Deus, que lembra somente de vez em quando do seu povo.

O nosso Deus verdadeiro não é assim, Ele está presente o tempo todo junto de nós,  principalmente dos que mais sofrem. Deus nunca falha, nos é que falhamos, ainda não aprendemos bem a perceber as necessidades de tantos irmãos!

Quantas vezes não fazemos nada para libertarmos pessoas aprisionadas ao sofrimento, à tristeza e a outros sentimentos ruins, por ser nosso dia de descanso! Esquecendo que, para ajudar alguém não tem hora, nem dia, a ajuda deve ser no momento exato  da necessidade.

Jesus Cristo nos mostra a imensidão do Seu amor e de Sua misericórdia diante do povo que sofre e nos desperta para fazermos o mesmo!

Às vezes, tornamos "cegos", "paralíticos" devido ao nosso vazio espiritual, vazio que surge quando não encontramos motivos e razões para vivermos a vida de forma plena.

Muitos vezes, atrás de uma doença física, está escondida uma ferida na alma! 

Jesus veio nos libertar com sua própria vida!

Será que nós também podemos e queremos libertar o nosso irmão?

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário