BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de out. de 2010

Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?. - Missionários Claretianos

Sexta-feira, 22 de outubro de 2010

29ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Abércio (bispo de Gerápole na Frigia), Alexandre (bispo), Héraclio e seus Companheiros (mártires), Donato de Fiesole (bispo), Filipe de Fermo (bispo, mártir), Filipe de Heracléia (bispo), Hermes, Eusébio e Severo (mártires), Maria Salomé (esposa de Zebedeu, mãe dos apóstolos João e Tiago Maior), Nunilo e sua irmã Alódia (mártires de Barbastro), Verecundo de Verona (bispo), Wendel de Trèves (eremita).

Primeira leitura: Efésios 4, 1-6
Há um só corpo, um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
Salmo responsorial: 23, 1-2. 3-4ab. 5-6
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
Evangelho: Lucas 12, 54-59
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?


Os interlocutores de Jesus, em especial alguns Mestres da Lei, não aceitam sua mensagem porque são hipócritas. E a multidão, que o escuta, não o aceita, também por sua hipocrisia, e por desconhecer o momento principal da historia da salvação, o kairos.

Jesus manifesta sua decepção, pois muitos que o seguem são capazes de ler os sinais do clima e da meteorologia, mas são incapazes de ver os sinais do reino e do reinado de Deus na história.

Muitas vezes desgastamos nossa inteligência em assuntos que tem a ver com a vida humana, mas que estão longe de serem fundamentais para a construção de uma sociedade e de um mundo mais justo, alternativo e solidário.

A exigência de Jesus aponta para a necessidade de colocar todas as nossas capacidades e qualidades para fazer desta humanidade uma verdadeira morada de Deus.

Hoje temos que experimentar a Deus na história de uma maneira distinta: trabalhar livremente no cumprimento de sua vontade; nessa mesma liberdade que me permite ser escolhido por Ele. Não podemos deixar de experimentar a presença libertadora e salvifica de Deus na realidade histórica, na vida da comunidade e na vida dos seres humanos.

Versão para impressão Indique esta página

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário