Sábado, 23 de outubro de 2010
29ª Semana do Tempo Comum
São João de Capistrano, Presbítero (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Inácio da Turquia (bispo), Ode de Amay (viúva), Servando e Germano (mártires de Cádiz).
Primeira leitura: Efésios 4, 7-16
Cristo é a cabeça. Graças a ele, o corpo, coordenado e bem unido, realiza o seu crescimento.
Salmo responsorial: 121, 1-2. 3-4a. 4b-5
Que alegria quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”.
Evangelho: Lucas 13, 1-9
Se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.
O texto de Lucas é composto por duas partes. A primeira é uma exortação ao arrependimento e à conversão. A segunda é uma parábola que nos fala da compaixão exigida no seguimento de Jesus e da crítica a um discipulado passivo, lento e improdutivo.
O evangelista nos apresenta uma das atitudes fundamentais do discipulado cristão: o arrependimento e a conseqüente reconciliação, mostrando-nos que Jesus é compassivo e misericordioso, mas não passivo nem aceita arranjos.
No fundo, o que Jesus propõe é uma mudança de mentalidade que leve o ser humano a transformar as bases de suas relações pessoais, interpessoais e comunitárias, fazendo delas relações em resistência não violenta, justas e geradoras de vida digna.
Nesse sentido, a parábola da figueira vem dar profundidade ao discípulo na luta contra as adversidades e conflitos que se apresentam no seguimento, exigindo-lhe que dê frutos nascidos da semente do evangelho.
Ainda que ditos frutos requeiram tempo e condições apropriadas para amadurecerem, tudo tem limite. A produtividade da palavra de Deus se manifestará ao produzirmos abundantes frutos de solidariedade e fraternidade.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário