Quarta-feira, 20 de outubro de 2010
29ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Aca de Hexham (monge, bispo), Adelina de Moriton (virgem), Aderaldo de Troyes (fundador do priorado de Villacerf), Aidano de Mayo (bispo), André de Creta (mártir), Barsabas e Companheiros (mártires), Bernardo de Bagnorea ou de Castro (bispo), Bradano e Orora (venerados em Ile de Man), Caprásio de Agen (mártir), Irene (virgem, martirizada perto de Nabautia), Maria Bertila ou Ana Francisca Boscardin (virgem), Marta, Saula e Companheiras (virgens, mártires de Colônia), Máximo de Áquila (mártir), Sindulfo de Rheims (eremita), Vital de Salzburgo (monge, bispo).
Primeira leitura: Efésios 3, 2-12
O mistério de Cristo, Deus acaba de o revelar agora: os pagãos são admitidos à mesma herança.
Salmo responsorial: Isaías 12, 2-3. 4bcd. 5-6
Com alegria bebereis do manancial da salvação.
Evangelho: Lucas 12, 39-48
A quem muito foi dado, muito será pedido.
Este texto é formado por três partes relacionadas entre si. A primeira fala da reiterada advertência de Jesus a seus discípulos para que estejam preparados e atentos para a vinda do Filho do Homem.
É necessário para estes convulsionados tempos de hoje estar em uma atitude que dê sentido à nossa experiência de fé: temos que estar atentos às moções do Espírito na história.
Temos que ter a agudeza evangélica necessária para compreender os sentidos da revelação de Deus na comunidade humana. A segunda parte do texto trata da ingenuidade do dirigente da comunidade: as palavras que diz Jesus são para nós ou para todos?
A resposta de Jesus é clara e taxativa: tanto ontem como hoje somos chamados a sermos dirigentes fiéis, responsáveis, sem perder o caráter libertador, profético e salvifico do serviço coerente com o Evangelho.
Por ultimo, o texto lança o teor teológico, com um convite concreto: a administração responsável dos bens recebidos, não importando se são muitos ou poucos. Definitivamente, o sentido do texto em sua totalidade aponta para a condução responsável da comunidade cristã por parte de seus animadores.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário