Segunda-feira, 18 de outubro de 2010
São Lucas, Evangelista (Festa).
Outros Santos do Dia: Asclepíades de Antioquia (bispo, mártir), Atenodoro do Ponto (bispo, mártir), Justo de Beauvais (mártir), Mono da Escócia (mártir), Trifona de Roma (viúva, mártir).
Primeira leitura: 2 Timóteo 4, 9-17a:
Só Lucas está comigo.
Salmo responsorial: Sl 144 (145), 10-11. 12-13ab. 17-18 (R/. 12a)
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
Evangelho: Lucas 10, 1-9
A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Hoje comemora-se é a festa do evangelista Lucas. Na realidade conhecemos pouco sobre os autores dos evangelhos. Tais “autores” não escreveram para fazer uma crônica, mas sim para dar a conhecer uma pessoa: Jesus de Nazaré. Os evangelhos não foram escritos de maneira imediata pelos discípulos do Jesus histórico. Foram escritos pela necessidade das gerações posteriores que viram a importância de conservar o testemunho dos primeiros discípulos e discípulas de Jesus.
Deste projeto de salvação faz parte o evangelista Lucas, autor do evangelho que leva seu nome, de quem se diz que era médico sírio e posteriormente acompanhou Paulo em algumas de suas viagens missionárias. É autor também do livro dos Atos dos Apóstolos, que é a continuação narrativa e teológica de seu evangelho.
O programa narrativo e teológico do evangelho mostra Jesus, o Senhor, que ensina a destruir o poder do mal a partir da criação de uma comunidade convertida, socialmente comprometida, que o confessa como Filho de Deus, que veio devolver a visão aos cegos e libertar os oprimidos da humanidade. Programa que desencadeou o Livro dos Atos dos Apóstolos, atos realizados pela igreja nascente.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário