BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de out. de 2010

Jesus e expulsou todos do Templo - Sal

9 de Novembro

Evangelho - Jo 2,13-22

Ser cristão não é ser bonzinho, no sentido de bobinho, que diz amém a tudo e a todos. E, exatamente pela alta taxa de santidade, é chamado de ingênuo, ou seja, sua santidade é interpretada como ingenuidade, principalmente por aqueles que fingem viver o Evangelho de forma social. Como isso não existe, na verdade, tais pessoas não passam de fanáticos pela política. Que é a maneira de agir para se conseguir alguma coisa.

Ser cristão é imitar a Cristo que hoje nos mostra que podemos e devemos ser duros com as coisas erradas, isto é, tentando sempre separar o pecado do pecador, nós devemos denunciar e combater as injustiças. É por isso que temos direito à perseguições. Quantas vezes já fui perseguido nesta vida por criticar as coisas erradas, por denunciar injustiças e corrupções.

"Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!" Jesus com um chicote improvisado na mão, virou a mesa. Porque Jesus não suporta coisas erradas, injustiças, iniqüidades etc.

Essa atitude enérgica de Jesus, que para uns foi uma atitude violenta, causou a indignação daqueles que eram os responsáveis por todo aquele desmando diante do Templo. Então os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciões se aproximaram de Jesus e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” Jesus que sabia o que pensavam aqueles que estava enciumados, e se sentindo prejudicados em seu lucrativos negócios, nos quais exploravam o povo em nome de Deus, respondeu àquela pergunta com outra pergunta.
Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi
com que autoridade faço isso. O batismo de João vinha do céu ou dos homens?
Por que Jesus fez esta pergunta? Porque João Batista ao batizar as pessoas , já lhes perdoava os pecados sem cobrar nada. Ao passo que no Templo, tudo era cobrado.

Foi assim, que Jesus sendo o próprio Deus, e por isso tinha resposta para tudo, deixou os mestres da lei e sacerdotes em uma situação difícil, sem nenhuma saída.

“Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: Por que não acreditastes em João? Devemos então dizer que vinha dos homens? Mas eles tinham medo da multidão,
porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. Então eles responderam a Jesus: Não sabemos.”

Se as autoridades judaicas admitem que o batismo de João procedia de Deus, então teriam de agüentar esta pergunta de Jesus: Então, por que continuam sacrificando animais para o perdão dos pecados?

Para Jesus o perdão dos pecados é obtido independentemente dos sacrifícios do Templo. Fora do Templo também se oferece esse perdão. Nem também só por meio de João. O próprio Jesus perdoa os pecados. Dessa forma Jesus destrói os fundamentos da significação do Templo e da sua importância. Ordena o término da matança de animais para o sacrifício, mas sim, em vez disso, ele ordena que seja feita partilha entre os pobres. “EU NÃO QUERO SACRIFÍCIO, MAIS SIM CARIDADE”.

Sal

CONCLUSÃO

O Evangelho de hoje nos mostra os sumos sacerdotes, os fariseus e os doutores da lei questionando Jesus sobre sua autoridade. Muitas vezes, vemos pessoas que duvidam das verdades da fé e questionam o próprio Deus sobre a legitimidade de suas ações e de seus princípios, mas se formos analisar mais a fundo a vida das pessoas que manifestam tal atitude, veremos que na verdade as suas vidas é que apresentam aspectos contraditórios porque os seus princípios de vida não são legítimos. Essas pessoas querem, na verdade, legitimar a sua vida marcada pelo erro e pelo pecado, por princípios que, na verdade, encontram o seu fundamento unicamente no egoísmo. (CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário