BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de out. de 2010

Desapegar de tudo e seguir Jesus - Sal

3 de Novembro

Evangelho - Lc 14,25-33

Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!

O nome de cristão é motivo de orgulho para muita gente e muitos usam esse nome e fazem propaganda do fato de serem cristãos. Mas muitos são cristãos de apenas de nome e de conversa, porque quando surgem as exigências da vivência coerente com o evangelho, são os primeiros a recuarem e a ficarem teorizando formas de religião que justifiquem a sua incoerência evangélica e outros valores nada cristãos que marcam as suas vidas. A exigência de Jesus é clara: renunciar a todos os valores que são contrários ao evangelho e fazer do seu seguimento o centro da própria vida. O resto e conversa fiada de quem quer usar do discurso para legitimar os próprios erros. (CNBB)

Ter fé é acreditar no Pai e no mistério de seu Filho Jesus Cristo, e não precisamos de mais nada, mesmo por que não interessa ficar acumulando tesouros nesta vida, onde a traça e os ladrões podem destruir e roubar. Mais sim, interessa acumular tesouros no céu. Já sei o que você pensou. Você está imaginando que eu sou um franciscano descalço com uma túnica marrom e mais nada. Não. Eu sou um pecador igual a todo mundo, que preciso vigiar-me dia e noite, para desapegar-me dos bens materiais, e dos enganos desse mundo cheio de ofertas nos comerciais de televisão. Precisamos das coisas materiais, que são como ferramentas que nos facilitam a sobrevivência, e a nossa atuação como missionários na divulgação do Reino de Deus. E veja. Como eu poderia escrever estas reflexões e postá-las na internet se não tivesse um computador?

Então não se trata de não possuir absolutamente nada e viver “franciscanamente”. Porque assim, não poderemos evangelizar em grande escala. Então como devemos ser para imitar a Cristo? Desapego, meu caro, minha cara! Desapego. Precisamos de um carro, podemos comprá-lo mais vamos usá-lo como se não estivesse usando, sem nos apegar a ele mais do que nos apegamos a Deus e nos dedicamos às pessoas. Jesus não tinha onde encostar a cabeça, e não precisava de mais nada nas circunstâncias, daquela época. Hoje, se Jesus estivesse aqui, Ele teria que andar de Carro, de avião, almoçar em restaurantes, a menos que usasse os seus poderes infinitos.

Tentando concluir, é o seguinte: Ter fé é confiar em Deus, e não nos bens materiais. Fazer a nossa parte, e confiar no poder de Deus e no seu amor para conosco, e usar as coisas que possuímos com se fossem apenas ferramentas para conseguirmos os nossos objetivos existenciais, sem nos apegar a elas.

===============================================================

Oração: Jesus ajude-me a não me iludir com as coisas materiais, e a amar a Deus sobre todas as coisas e o meu próximo como a mim mesmo. Amém.

Sal.

Um comentário:

  1. SAL obrigada por você existir!!! as suas omilias são de grande valia pois nós que não tmos muitas instrução não temos o disernimentos das leituras do evangelio. agradeço a Deus por existir estes canais de informações. isso nós temos em casa legal né!!! fica com Deus amigo!!!

    ResponderExcluir