BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de out. de 2010

Os judeus tentaram pegar Jesus - Missionários Claretianos

Quinta-feira, 14 de outubro de 2010

28ª Semana do Tempo Comum

São Calixto I, Papa e Mártir (Memória facultativa)

Outros Santos do Dia: Angadreme de Beauvais (abadessa), Bernardo de Arpino (peregrino, mártir), Bocardo de Würzburg (monge, bispo), Carpônio, Evaristo e Prisciano (mártires de Cesaréia da Palestina), Domingos Lauricatus (eremita), Donaciano de Rheims (bispo), Fortunata de Cesaréia (virgem, mártir), Fortunato de Todi (bispo), Gaudêncio de Rimini (bispo, mártir), Justo de Lião (bispo), Manaco de Wales (abade), Rústico de Trèves (bispo), Saturnino e Lupo (mártires).

Primeira leitura: Efésios 1, 1-10
Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo.
Salmo responsorial: 97, 1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6
O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
Evangelho: Lucas 11, 47-54
Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.

Jesus prossegue a discussão com os funcionários do Templo e Mestres da Lei em um jantar na casa de um fariseu. Jesus revela sua posição contra aqueles que colocaram a Lei como única e absoluta, esquecendo-se da realidade das pessoas. Estes ais de Jesus vão contra todo esse sem fim de preceitos em que se fazia consistir toda a justiça e a piedade farisaica.

Por isso a critica de Jesus é certeira: não se pode fazer da lei um absoluto sem prejudicar as consciências humanas, sem alterar ou desfigurar a legitima imagem do Deus da justiça, da vida e da verdade, assim como tampouco se pode colocar acima da pessoa humana sem fazer dela um ser desumanizado e desumanizante.

É preciso, para fazer do discipulado de Jesus um seguimento mais humano e evangélico, não se julgar auto-suficientes, os possuidores da verdade absoluta. Não podemos confundir a verdadeira relação com o Deus misericordioso, com o mero cumprimento frio de leis e normas.

A relação fundamental com o Evangelho passa, indubitavelmente, pela construção de uma comunidade de iguais e tendo como parâmetro a liberdade e a compaixão de Deus.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário