BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de out. de 2010

Maria nos recomenda: “fazei o que Ele vos disser”,seguindo essas palavras, Jesus transformará a água no vinho que nos falta –Maria Regina.


Foi numa festa de casamento que Jesus manifestou pela primeira vez o Seu poder de fazer milagres. A nossa vida também pode ser comparada com uma “festa” na qual nós celebramos a fraternidade e partilhamos experiências, necessidades, alegrias, sofrimentos. Há dias em que para nós falta o vinho da alegria, da paz, da saúde da sobrevivência financeira. Para nós, parece até que a festa está chegando ao fim. A certeza de que Maria está presente na “festa da nossa vida” é razão para que tenhamos esperança diante das nossas carências.

Assim sendo, precisamos ter confiança de que Nossa Senhora, Mãe de Jesus está atenta às nossas dificuldades, escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia, por isso Ela se antecipa e pede ao Seu Filho por nós. No entanto, Ela nos recomenda: “fazei o que Ele vos disser”. Se seguirmos as suas instruções, com certeza, Jesus manifestará o Seu poder e transformará a água que nós Lhe apresentamos no vinho que está nos faltando. Desta forma Ele pode fazer também na nossa vida quando transforma o pouco que temos em algo muito melhor.

Além de aprovisionar o vinho, Jesus providenciou vinho bom e por isso os noivos foram elogiados pelos convidados. O vinho bom que Jesus nos dá, hoje, é o Seu Espírito Santo e isso acontece quando nós também como Maria pedimos a Sua intervenção e o Seu auxílio. “Sozinhos, não podemos mais”, é assim que cantamos. O Espírito Santo é o vinho que dá alegria e esperança aos nossos corações, é Aquele quem nos ensina a amar, a perdoar, a ser forte, a lutar, a prosseguir. Nós nunca poderemos deixar que falte em nós o vinho do Amor. Por isso não nos cansemos de pedir: “ Vem, ó Espírito Santo!”

O contexto de um banquete de núpcias, escolhido por Jesus para o Seu primeiro milagre, remete ao simbolismo matrimonial, manifesta,o projeto salvífico de Deus a respeito do matrimônio. Nessa perspectiva, a falta de vinho pode ser interpretada como alusiva à falta de amor, que infelizmente, não raro, ameaça a união do casal. Maria pede a Jesus que intervenha em favor de todos os esposos, que só um amor fundado em Deus pode libertar dos perigos da infidelidade, da incompreensão e das divisões.

No final da narração do primeiro milagre de Jesus, que se tornou possível pela fé sólida da Mãe do Senhor no seu divino Filho, o evangelista João conclui: “Os Seus discípulos acreditaram n’Ele“. Em Caná Maria inicia o caminho da fé da Igreja, precedendo os discípulos e orientando para Cristo a atenção dos servos. A sua perseverante intercessão encoraja, além disso, aqueles que às vezes se encontram diante da experiência do “silêncio de Deus”. Eles são convidados a esperar para além de toda a esperança, confiando sempre na bondade do Senhor.

Amém

Abraço carinhoso

Maria Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário