BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de out. de 2010

Ai de vós, fariseus e mestres da Lei - Missionários Claretianos



Quarta-feira, 13 de outubro de 2010

28ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Bertoldo de Cambrai (bispo), Carpo de Trôade (discípulo do Apóstolo São Paulo), Celidônia de Subiaco (virgem), Colmano de Stockerau ou de Melk (mártir), Comgan da Escócia (abade), Eduardo, o Confessor (rei da Inglaterra), Fausto, Januário e Marcial (mártires de Córdova), Florêncio de Tessalônica (mártir), Fincana e Findoca (virgens, mártires), Geraldo de Aurillac (leigo), Lucas de Armentum (abade basiliano), Maurício de Carnoet (abade), Reginbaldo de Speyer (monge, bispo), Rômulo de Gênova (bispo), Serafim de Montegranero (religioso), Simberto de Ausburgo (monge, bispo), Teófilo de Antioquia (bispo), Venâncio de Tours (abade).

Primeira leitura: Gálatas 5, 18-25
Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões.
Salmo responsorial: 1, 1-2.3.4.6
Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!
Evangelho: Lucas 11, 42-46
Ai de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei.

As inventivas de Jesus contra alguns fariseus e doutores da Lei não tem a intenção de destruir os ensinamentos da Torá, dado que a fé em Jesus não se opõe ao essencial da fé hebraica. O que Jesus condena e critica fortemente é a hipocrisia e a manipulação que leva a um cumprimento rigoroso da Lei, cumprimento somente aparente, sem uma autêntica relação com o amor ao outro, a compaixão com o que sofre, a misericórdia com o empobrecido e a adesão ao desígnio salvador e libertador de Deus para com a humanidade.

Este é o sentido profundo do porquê dos ais de Jesus: a reprovação do esquecimento dos mandamentos fundamentais da fé hebraica: amar a Deus e ao próximo. Mostrar um Deus legalista, desumano, vigilante e retribuidor distancia muito do caráter do Deus do Reino, da justiça e da misericórdia, desse Deus da Aliança que escreve seu ensinamento no coração daquele que crê e que auto-comunica sua ternura infinita ao ser humano.

A comunidade eclesial, questionada pela mensagem de Jesus hoje, é chamada a questionar suas mais profundas motivações e atitudes: sua hipocrisia, vaidade, inveja e posições absolutas.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário