BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de abr. de 2011

“Sou Galileu!” – Claudinei Oliveira


 

Sábado,  09 de Abril de 2011.

 

Evangelho – Jo 7,40-53

 

     O Evangelho de hoje coloca uma divisão entre os judeus provocada por Jesus. De um lado os fariseus, homens conhecedores das leis e guardiões da cultura; do outro lado os admiradores de Jesus por acreditar nas suas palavras. Mas este homem fala muito bem! É bom demais ouvir o que a nos dizer! Preste atenção: Ele quer dizer que somos filhos de Deus único e devemos voltar para o bem. Mas na outra ponta do tumulto alguém afirma: este homem não sabe de nada, nunca estudou, vive enganando as pessoas. Veja sua pobreza, nem casa tem! 

 

      Serenamente Jesus da Galileia dá seu toque de maestria. Quer ver os fariseus em situações de desconforto para repensar sua prática. Jesus não move em favor de ninguém, mas deixa seu recado. Recado este que provocou até traição. Nicodemos que era um fariseu tinha conversado com Jesus há poucos instantes, mas diante da defesa de acusação, foi taxado de alienado: 'Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galiléia não surge profeta.' Alienado é aquele que não quer enxergar uma realidade, mas percebe aos olhos de outro. Além disso, por Jesus ter nascido na região da Galileia, lugar de pobreza e não da descendência de Davi, não mereceria ser ouvido. Como pode dar ouvidos para um pobretão da Galileia? Isto era rebaixar moralmente e aceitar a pobreza de cultura e espírito. Para os fariseus aquele homem falante que provocava euforia deveria ser preso e retirado do meio deles para não pervertê-los.

 

      A mensagem é clara para todos nós. Não importa sua origem ou classe social. Seja pobre ou rico, sulista ou nortista, o  serviço à Deus deve acontecer com prazer. Não é a lei dos homens que vão nos condenar por falar de Deus, esta lei não tem valor para quem transmite a verdade, mas a Lei dos Mandamentos de Deus, esta sim, é a Lei maior que devemos respeitar. Para evangelizar e levar a transformação no seio da sociedade humana deve-se fazer como Jesus fez: abrir o peito no meio da multidão, falar sempre a verdade, animar a multidão e motivá-lo para abrir a consciência. Foi o que aconteceu. Nem coragem de prender Jesus os guardas tiveram.

 

     Quando falarmos de Deus, devemos abrir nosso coração. Falar emotivamente e transmitir  a confiança. Não podemos titubear. Aqueles que estarão nos ouvindo deverão ser persuadidos com firmeza. Acreditar que o bem existe e como tal não existe diferença entre os filhos de Deus. Se for muito estudado, tem o domínio da palavra para dirigir ao público, não deve prevalecer com àqueles que têm pouca instrução. O Deus é o mesmo. Por que não  parar para ouvir o que o irmão tem a dizer. Vai que deseja uma ajuda! Que tal!

 

     Concluímos que na simplicidade podem-se expressar muitas coisas boas. Jesus não quis provocar a divisão entre os homens, mas fazer estes cabeças duras repensarem o quanto tem que aprender com um Galileu que representa a humildade e a pobreza, mas aberto para receber a novidade que é Deus. Amém.

Abraços.

Claudinei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário