BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de ago de 2011

Pescadores de “homens” -Claudinei




“O chamado de Jesus” – Claudinei M. Oliveira
       
Quinta - feira, 01 de Setembo de 2011.
Evangelho – Lc   5, 1-11

            Neste Evangelho de Lucas Jesus não perde tempo em convidar os seus para serem pescadores de “homens”. Simão, Tiago e João não duvidaram do Homem-Jesus que fazia transformações radicais na esfera do pensamento dos cristãos e curava os enfermos, tanto que a sogra de Simão foi curada da febre por Jesus, partiram para o Grande serviço: levar a Boa Notícia da salvação para todos os homens de boa vontade.
             Isto ocorreu nas margens do lago de Genesaré. Uma multidão aglomerava na espera da fala de Jesus. Então, Jesus subiu num barco, distanciou-se um pouco da multidão para que a voz ressoasse para todos, e, começou a pregar. Podemos até afirmar que Jesus pregava na intenção de levar o povo a sair da situação de pobreza, miséria e espoliação. Jesus queria o bem do povo e entristecia de vê-lo na penúria e sendo maltratado pelos gananciosos. Jesus estava em missão, confortando os corações espedaçados pela dureza da vida.
            Mas ao voltar-se para Simão pede para lançar as redes novamente no lago. Simão retrucou, Jesus:"Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes". Sinal de respeito a PALAVRA semeado pelo mestre, Simão volta-se para o lugar indicado e lança a rede. As redes encheram tanto do pescado que precisou de outros barcos para o socorro. Neste momento Jesus dirige a Simão e fala: "Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!"
             Na verdade Lucas  quer nos mostrar que o Reino de Deus precisa ser construído. Mas para isso precisa de homens e mulheres corajosas que encarem a situação de frente e façam valer a PALAVRA semeada por Jesus. Somos chamados a todos instantes para levar a verdade que liberta as pessoas das cegueiras, cegueiras estas que impedem o olhar penetrante no paraíso  ou na salvação. Cegueiras que impedem as pessoas libertarem dos males que maltratam e sugam, cegueiras que acomodam a busca pela justiça e pelo amor.
             Simão sendo um rude pescador não se intimidou ao ser convidado e prontamente disse estar preparado para a nova empreitada: ao invés de ser pescador de peixe, será agora pescador de homens. Pescar homens significar carregá-los para o lado do bem; resgatar da podridão dos jogos sujos, enveredar para o caminho do bem. Assim, pescar homens é levar para novo caminho de pura ternura e sobriedade.
             O povo está sedento da palavra de Deus. O Cristo ressuscitado é admirado por muitos homens de bens. Mas, às vezes, não encontra meios para encostar ao lado de Jesus. Logo é chegado a hora de aproximar estes homens distante de Deus; somo CONVOCADOS para realizar esta atividade. Imbuímos do Espírito Santo e a destreza de Simão, sacudimos a poeira e partimos para a missão. Temos uma certeza ao fazermos isto: Jesus estará sempre perto de nós auxiliando nas decisões e nas emissões das palavras. Não precisamos ficar com medo, podemos contar com Ele.
             Deixaram tudo e seguiram Jesus”. Radicalmente Simão, Tiago e João deixaram simbolicamente tudo e seguiram a Jesus. Começaram uma nova vida. Agora a multidão deve ser alimentada pela PALAVRA  da fé e da esperança com a intenção de resgatar mais uma legião de seguidores de Jesus. Amém!
-- 
Claudinei M. de Oliveira
Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário