BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de jan. de 2011

Ide ao mundo inteiro e proclamai o Evangelho -Missionários Claretianos

 

Terça-feira, 25 de janeiro de 2011

 

CONVERSÃO DE SÃO PAULO (SOLENIDADE)

 

Outros Santos do Dia: Ananias de Damasco (citado em At 9,10-19, mártir), Apolo de Heliópolis (abade), Artemas de Pozzuoli (mártir), Donato, Sabino e Ágape (mártires de Antioquia), Joel de Pulsano (abade), Juventino e Maximino (mártires de Antioquia), Públio de Zeugma (abade).

 

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 22, 3-16.
Paulo, Deus te escolheu para ser testemunha diante de todos.
Salmo responsorial: 116, 1-2.
Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
Evangelho: Marcos 16, 15-18.
Ide ao mundo inteiro e proclamai o Evangelho.

 

Hoje celebramos na Igreja a conversão do Apóstolo Paulo; celebramos uma mudança de vida, um momento de um "antes" e "depois"; celebramos a abertura total de um homem à vontade de Deus. Paulo é importante para a comunidade de cristãos por seu processo de mudança; passa de um sistema religioso cimentado na justificação ("Deus me paga por cumprir a Lei") a um sistema em que Deus se faz presente de maneira direta, sem necessidade de intermediários, na existência do ser humano.

Paulo experimenta que Deus está presente nele, que pode alcançar Deus, não por meio da lei, mas por meio das pessoas. Paulo se dá conta que esse mesmo Deus em quem crê, habita nele e na comunidade. Paulo descobre que a relação do ser humano com Deus ocorre na sociedade, e é essa a grande novidade para Paulo e nisso consiste seu processo de mudança.

O evangelho que lemos hoje confirma o que Paulo experimentou: o reino de Deus está agindo já em nossa história, está presente em nós. Para que esse processo de mudança aconteça é preciso que consigamos submergir nessa presença salvadora e sair dela dispostos a testemunhá-la a nossos irmãos.

 

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário