BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de jan. de 2011

Tu és o Filho de Deus! – Vera Lúcia

QUINTA-FEIRA-20/01/2011

Mc 3,7-12

 


A multidão abandonada aproxima-se de Jesus para ser curada e salva, pois Ele é a graça e a misericórdia de Deus.

Os espíritos maus gritavam: "Tu és o Filho de Deus!" Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Este Evangelho narra que grandes multidões, vinda de toda a Palestina, se reuniam em torno de Jesus. Isto é um prelúdio da fundação de Igreja, o novo Povo de Deus, que Jesus iniciará logo a seguir, com a instituição dos doze Apóstolos. A presença de pagãos, gente de Tiro e Sidônia, indica a universalidade da Igreja.

O assédio da multidão, comprimindo Jesus, indica que o que o povo queria não era tanto ouvir a Boa Nova para se converter, mas receber milagres. Este não é o ambiente propício para se revelar que Jesus é o Messias, pois haveria o perigo de um mal-entendido, identificando o Messias com um simples curandeiro, tão distante do Messias sofredor. O próprio significado dos milagres corria o perigo de ser distorcido, pois estes eram feitos em função do Reino de Deus, não simplesmente cura por cura.

Por isso Cristo não se entusiasma com o fervor popular, e até "pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse..., pois as pessoas jogavam-se sobre ele para tocá-lo", atitudes que cheiram fanatismo e delírio.

Marcos cita frequentemente a presença de demônios, porque eles são os únicos que descobrem que Jesus é o Messias, pois percebem que Jesus não se dobra às suas armadilhas e está acima deles, podendo assim destruir a influência deles sobre o povo.

O Reino de Deus é mais eficácia que triunfalismo. O nosso desafio, nas Comunidades cristãs, é passar de uma multidão gregária para um Povo de Deus consciente, que confia, não tanto em seus líderes, mas na força da própria união e organização, com Cristo no meio.

 

A PALAVRA

            Certa vez, um pai de família bem idoso, que estava às portas da morte, chamou seus filhos e disse-lhes: "Vão e tragam-me cada uma vara".

Quando os filhos trouxeram as varas, o pai as ajuntou-as num só feixe, e disse aos filhos: "Quero ver qual de você quebra este molho, sem desatar as varas".

O mais velho tentou fazê-lo, mas não conseguiu. O mais novo, de pulso forte, colocou o feixe no joelho, mas nem assim conseguiu. Assim, todos tentaram, mas não conseguiram quebrar o feixe de varas.

Então o pai desatou o molho e, tomando as varas uma por uma, quebrou todas, apesar da sua fraqueza.

Depois explicou a lição aos filhos: "Se vocês forem unidos como essas varas, ninguém os vencerá. Se viverem separados, serão facilmente vencidos".

A Comunidade é povo unido; a multidão são pessoas separadas, apesar de estarem uma ao lado da outra. Que formemos Comunidades unidas, conscientes, organizadas e de muita fé.

Que Maria Santíssima, a Mãe da família de Nazaré e da Igreja, nos faça cada vez mais membros conscientes de nossa Comunidade.

Os espíritos maus gritavam: "Tu és o Filho de Deus!" Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

 Vera Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário