BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de jan. de 2011

A semente lançada sobre a terra - Maria Elian.

Dia 28.01.11 – Sexta-feira

Evangelho – Marcos 4, 26-35

 

Lembre-se: O reino de Deus é assim, como se um homem lançasse semente a terra.

              Jesus ensina as multidões através de parábolas, como vimos no evangelho de hoje. Assim facilitava a compreensão de seus ensinamentos. As parábolas levavam seus ouvintes à reflexão, e entendiam mais facilmente a mensagem que nelas continha, e para melhor compreensão Jesus contava parábolas relacionadas a vida cotidiana daquele povo.. Porém, para quem estava com o coração aberto para acolher a Palavra, estes com muita facilidade entendiam tudo. Muitas vezes os próprios discípulos não compreendiam o que Jesus queria dizer. Então, em particular Ele explicava, e os discípulos se esforçavam para entender a mensagem do Mestre. E através de duas parábolas, hoje, Jesus explica como o Reino de Deus acontece na nossa vida, na história humana.

E o Reino é comparado a uma semente, e Deus é aquele que espalha a semente, e a semente é a Palavra. Na primeira parábola o Reino é como uma semente que cresce sozinha, como senão dependesse de nós, só de Deus. E o semeador voltará para colheita. Tudo acontece com a permissão de Deus, que nos conhece e que tudo vê. A semente é lançada é o Reino cresce. Na segunda parábola, Jesus compara também o Reino a uma semente de mostarda, a menor das sementes, e cresce ficando maior que as hortaliças, com ramos grandes "que os pássaros se abrigam à sua sombra". Assim é o Reino de Deus aparentemente, tão pequeno no inicio, mas com resultados impressionantes e fortes. Pronto para acolher a todos os povos. Jesus através de suas parábolas, nos convida, e espera nossa resposta. Desejando nossa adesão ao Reino. Jesus anunciava o Reino aos pequenos, aos pobres, aos excluídos, pessoas despreparadas. Assim, acontece em muitas de nossas comunidades, e pelas dificuldades que encontramos na caminhada, pensamos em desistir, o desanimo muitas vezes toma de conta, às vezes até por achar que sabemos pouco. Mas devemos estar abertos ao que Cristo que nos ensinar, para mudarmos de atitude. E aprendemos com Jesus hoje, a ter paciência, e esperança em nossa missão, em nossa caminhada, trabalhando em comum união. Os resultados demoram, mas a semente precisa crescer e dar seus frutos. Tenhamos fé na força que vem de Deus.

O que estamos semeando? Que frutos podemos colher? Se plantarmos o amor, com certeza vamos colher amor. Se plantarmos a discórdia, é a discórdia colheremos. Se plantarmos o bem, é o bem que frutificara.  Jesus com as parábolas de hoje, quer que apesar da demora, tenhamos fé, confiança, ânimo, que sejamos perseverantes, e nos deixemos sempre ser guiados pela força de Deus.

Um abraço a todos.

Elian

Oração:
          Espírito que me coloca em sintonia com Jesus, conduze-me à plena compreensão dos ensinamentos contidos nas parábolas evangélicas. Pai, dá-me sensibilidade para perceber teu Reino acontecendo no meio de nós, aí onde lutamos para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário