BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de jan. de 2011

A tempestade -Missionários Claretianos


Sábado, 29 de janeiro de 2011

 

3ª Semana do Tempo Comum

 

Santos do Dia: Aquilino de Milão (mártir), Báculo de Sorrento (bispo), Cesário de Angoulême (diácono), Constâncio (primeiro bispo de Perúgia) e Companheiros (mártires), Flora de Kildare (virgem), Papias e Mauro (soldados, mártires de Roma), Sabiniano de Troyes (mártir), Sharbel e Bebaia (casal de irmãos, mártires de Edessa), Sulpício Severo (bispo de Bourges), Trifina da Bretanha (viúva), Valério de Trèves (bispo).

 

Primeira leitura: 2 Samuel 12,1-7a.10-17
Pequei contra o Senhor

Salmo responsorial: 50(51),12-13.14-15.16-17 (R. 12a)

Criai em mim um coração que seja puro
Evangelho: Marcos 4,35-41
Que é este a quem até o vento e o mar obedecem

 

O relato que lemos hoje é antes de tudo uma instrução catequética em torno da fé do discípulo e da comunidade cristã. Marcos relata que Jesus, junto aos seus, decide "passar à outra margem", quer dizer, ao território da Decápolis, lugar pagão e, segundo a mentalidade da época, relacionado com o demônio.

Jesus quer que a Boa Nova do Reino chegue ao território pagão, mas as forças do mal, representadas pelo mar e pela tormenta, não permitem e, ao contrário, faz que os discípulos se angustiem e se encham de temor ante a inclemência das águas.

O mal parece triunfar, pois os discípulos se mostram impotentes frente a uma situação tão aterrorizante; entretanto, Jesus vence a tormenta com uma só ordem. Esta atitude covarde dos discípulos é questionada por Jesus, já que é sinal de uma fé debilitada, que necessita de sinais prodigiosos e extraordinários (curas ou milagres) para poder crer; não são suficientemente conscientes da presença salvífica de Jesus no meio deles.

A fé do discípulo se caracteriza por reconhecer que Deus se faz presente em sua vida e na comunidade, que atua a partir de dentro e que a partir daí salva.

 

Missionários Claretianos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário