BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de jan. de 2011

Jesus envia os apóstolos - Nancy

25 de Janeiro de 2011 – 3ª feira

Evangelho - Mc 16,15-18

 

"IDE PELO MUNDO INTEIRO E ANUNCIAI O EVANGELHO."

Anunciar o evangelho ao mundo inteiro: eis a missão dos discípulos de Jesus que acreditaram ser Ele o Messias – o Filho de Deus Pai, enviado ao mundo para salvar toda a humanidade.

Implícito nas passagens acima está a grande preocupação de Jesus não só com a quantidade de discípulos, mas, principalmente, com a qualidade dos mesmos para dar continuidade e expandir a missão. Ter fé, ser obediente, corajoso eram alguns dos aspectos qualitativos para um discípulo, um apóstolo!

A narração de São Marcos, neste evangelho de hoje, enfatiza a salvação. Salvação não restrita apenas aos judeus, mas a todos os homens, indistintamente: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura."

 

Ressaltemos a como palavra chave desta pregação do evangelho, pois a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus" (Hb 11.1).

Sem a fé as obras se tornariam irrealizáveis, enquanto aos que crêem tudo é possível – assegurou Jesus: "Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados."

Somos também chamados, como cristãos e batizados, a um encontro com Jesus, com a missão de levar adiante a sua obra de salvação. Sermos os seus seguidores e continuadores como membros da Igreja de Deus. 

Precisamos acreditar em Jesus, sem reservas, entregar a Ele as nossas angústias, medos, incertezas, apego, entre outros, e realizar as mesmas obras que ele fez, há mais de 2000 anos: curar, libertar os cativos, expulsar demônios, proclamar o evangelho, profetizar, perdoar os pecados...

Os que acreditaram em Jesus, e os que acreditam ainda hoje, desfrutam do mesmo poder e autoridade do Mestre para processar curas, milagres. E ao  falarmos de cura, nos referimos ao dom de cura não apenas do corpo – matéria, mas igualmente da mente e do espírito.  

Reflitamos nas palavras de Jesus afirmando a nossa capacidade de curar, desde que tenhamos fé, quando diz "Aquele que crer em mim fará as obras que eu faço, e obras maiores fará, porque Eu vou para junto do Pai". (João 14).

O que o texto de hoje pode transmitir a nós – cristãos e batizados no Espírito Santo? Que também somos pessoas convocadas para ser discípulos e missionários de Jesus, sendo Ele o fio condutor e restaurador da nossa fé. 

Peçamos, portanto, ao Nosso Criador que a crença na Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo –, nos converta para que possamos responder afirmativamente às propostas de Jesus Cristo, seguindo-O, vivendo e anunciando a palavra. Pois, "A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração" (Rm 10,8)

Urge, pois, tomarmos consciência da nossa proximidade, do nosso relacionamento íntimo com o Mestre Jesus, e acolhermos tudo o que o Senhor quer nos dizer. E, assim, vivermos a alegria de enxergar e sentir os sinais nos apontando os caminhos do discipulado e da missão apostólica cristã.

Não fechemos a porta do nosso coração a Jesus que bate, e quer entrar. Não fiquemos paralisados nem pelo comodismo, nem pelo medo. Tais atitudes poderão nos bloquear, impedindo que abramos a mente, as mãos e o coração às ações do Espírito Santo em nossas vidas.

Que Maria Santíssima – mãe de Jesus – interceda por nós, e nos transforme em discípulos capacitados e perseverantes para entregar nossas vidas em doação ao próximo.

 

Graças demos ao Bom Deus pelo envio do Espírito Santo sobre os primeiros discípulos, fazendo com que, a partir daquele momento, eles descobrissem a missão. E agradeçamos a Deus por enviar o Espírito Santo, soprando também em nós a missão de continuidade dos discípulos e apóstolos de Jesus Cristo. Amém!

 

 

Nancy – professora

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário