BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de jan. de 2011

O Filho do homem é Senhor também do sábado -Missionários Claretianos


 

Terça-feira, 18 de janeiro de 2011

 

2ª Semana do Tempo Comum

 

Santos do Dia: Arquelaide, Tecla e Susana (virgens, mártires), Atenógenes do Ponto (mártir), Deícola de Lure (abade), Faustina e Liberata (virgens), Leobardo de Tours (eremita), Liberata de Como (virgem), Moseus e Amônio (mártires), Paulo e 36 soldados cristãos (mártires), Prisca de Roma (virgem, mártir), Volusiano de Tours (bispo, mártir), Beatriz d'Este (virgem de Ferrara, bem-aventurada), Cristina Ciccarelli (virgem, eremita agostiniana, bem-aventurada).

 

Primeira leitura: 1 Samuel 16,1-13
O homem vê a face, mas o Senhor olha o coração

Salmo responsorial: 88(89),20.21-22.27-28 (R. 21a)

Encontrei Davi, meu servidor
Evangelho: Marcos 2,23-28
O Filho do homem é Senhor também do sábado

 

Como vimos ontem, o elemento fundamental que relaciona o ser humano com Deus é a prática do amor, quer dizer, que a vida do homem e da mulher vai além de uma prescrição religiosa ou social, e que não é o cumprimento ao pé da letra de uma lei o que salva realmente o ser humano, mas sim o amor e a misericórdia para com os demais.

Nesse contexto, podemos compreender o confronto de Jesus com os fariseus, causado por colher algumas espigas de trigo em dia de sábado. O sábado era o dia de descanso, no qual se deveria agradecer a Deus e dar repouso aos trabalhadores. Era uma festa religiosa com um profundo sentido social, que os fariseus distorceram, convertendo-a em uma pesada carga.

Jesus defende sua atitude livre frente à lei recorrendo à Escritura, colocando como critério de discernimento a realidade do ser humano: o sábado é para o homem, a lei está a serviço do homem e tem como finalidade orientar pedagogicamente o ser humano pelo caminho do bem e da justiça. É importante compreender que o critério moral cristão é a busca de vida plena e digna para toda a humanidade.

 

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário