BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de ago. de 2011

“Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo” Rita


19 de Agosto de 2011

Evangelho - Mt 22,34-40

Jesus resume os dez mandamentos em dois. "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo".

Não é possível amar a Deus se não amamos nosso próximo.

Na 1ª carta de são João ele diz; "se alguém diz que ama a Deus e, no entanto odeia seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê." O amor a Deus se concretiza no amor que dedicamos ao nosso próximo. Quem fecha seu coração ao irmão, não o terá aberto para Deus. Jesus liga ao amor de Deus o amor do próximo, colocando-os no mesmo plano.

Jesus nos ensina o seu jeito de amar, que deve ser de coração, alma e mente. Não podemos amar a Deus só com palavras, é preciso que o amor se concretize através de nossas ações e atitudes.

Recordemos a parábola do bom samaritano onde Jesus mostra quem é o nosso próximo.  O próximo é aquele que se aproxima do outro para lhe dar uma resposta as suas necessidades.

"Pois se alguém vê seu irmão em necessidade, e fecha-lhe o coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?" (1Jo 3,17) Nosso amor a Deus deve ser um amor que não se esgota no cumprimento de preceitos e obrigações, mas que se torne vivo e atuante no nosso testemunho de vida. O fariseu conhecia os mandamentos, mas como o jovem rico também não estava disponível para deixar suas doutrinas e observâncias da lei e aderir com todo coração, alma e mente a Jesus Cristo. Isso pode acontecer conosco também, dizemos que amamos a Deus, mas muitas vezes ficamos presos ao nosso mundinho e esquecemos que o amor a Deus deve ser manifestado ao mundo para todos conheçam e amem a Deus e assim possa haver mais paz e justiça sobre a terra.

Amemos irmãos não só com palavras, mas principalmente com toda nossa vida, vendo no outro um filho de Deus tão amado por Ele quanto nós. Não fechemos nosso coração e nossos olhos ao clamor de quem sofrem, pois é Jesus que sofre no irmão e Ele poderá nos dizer no dia final: afaste-se de mim, pois não o conheço.

Que nosso amor a Deus nos leve ao amor ao irmão. Ouça, ó Israel!

Em Cristo

Rita Leite

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário