19ª Semana do Tempo Comum
Santa Clara, Virgem (Memória).
Outros Santos do Dia: Digna (venerada em Todi), Filomena de Roma (mártir), Heliano de Filadélfia (mártir), Lélia (virgem, da Irlanda), Rufino de Assis (bispo, mártir), Sereno de Marselha (bispo), Tibúrcio e Suzana (mártires de Roma).
Primeira leitura: Josué 3,7-10a.11.13-17
Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar o Jordão adiante de vós.
Salmo responsorial: Salmo 113A, 1-2.3-4.5-6
Aleluia, Aleluia, Aleluia
Evangelho: Mateus 18, 21-19,1
Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
O evangelho de hoje apresenta dois ensinamentos de Jesus. O primeiro condensado em uma máxima, o segundo representado em uma parábola. O primeiro se refere aos estandartes da generosidade ou da tolerância com o próximo. A pessoa ofendida, pessoal ou comunitariamente, em um gesto de grandeza, poderia suportar uma ofensa por, no máximo, sete ocasiões.
A proposta de Jesus supera amplamente essa medida e mostra como a generosidade não deve ter medida se o ofendido tem uma consciência superior ao do ofensor. A medida de nossa capacidade de perdão deve ser tal que estamos sempre em condições de superar o mecanismo automático da agressão, quer dizer, da resposta em torno da represália imediata e irracional.
O segundo ensinamento enriquece o primeiro. Por meio de uma linguagem comparativa ou analógica,ele nos mostra que a generosidade do Deus conosco é incomparavelmente maior do que qualquer gesto de nosso em relação a quem nos tenha ofendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário