Dia 12.8.2011 – sexta-feira
Evangelho (Mateus 19, 3-12)
A aliança de amor abençoada por Deus.
Nessa semana da família, nós refletimos sobre a busca do reino de Deus, a nossa confiança na providência divina, o desapego a própria vida e o compromisso com o Reino, que não devemos descartar nenhuma tentativa de reconciliação com o irmão e que precisamos perdoar quantas vezes forem necessárias. E hoje vamos refletir sobre o casamento, a aliança de amor abençoada por Deus. O Papa João Paulo II dizia que "o homem se tornou 'imagem e semelhança' de Deus, não somente através da própria humanidade, mas também através da comunhão das pessoas que o homem e a mulher formam desde o princípio. Tornam-se a imagem de Deus não tanto no momento da solidão quanto no momento da comunhão" (Audiência geral de 14.11.1979).
No evangelho de hoje, vimos mais uma vez os fariseus tentando, testando Jesus, sempre procurando uma forma para poderem acusá-lo e condená-lo. E perguntam a ele se era permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo. E Jesus responde que a união entre o homem e uma mulher os torna uma só carne, e que Moisés deu a certidão de divórcio por causa da dureza dos corações dos homens, a Lei associava o casamento à posse de bens e reconhecia ao homem o direito de repudiar sua mulher, mas nem sempre foi assim.
O casamento é um sinal do amor de Deus por nós, a união divina entre o homem e a mulher, as promessas do matrimônio são feitas diante de Deus e da Igreja que é fiel ao mandamento de Deus, e que o homem e a mulher prometem um ao outro é para durar par sempre. Para um casamento feliz é necessário amor, misericórdia e perdão por parte do homem e da mulher. É necessário ter amor no coração, e dizer "eu te amo", " eu te perdôo, "me perdoe" e os dois devem fortalecer sua união recebendo a eucaristia, alimento da alma e do coração. Deus nos criou para o amor e nos chama para amar. E quando um casal se separa, todos sofrem, filhos, esposa e marido. Muitas vezes uma separação traz conseqüências irreparáveis. Por isso o casal deve buscar juntos ajuda espiritual, da graça divina. Buscar aconselhamento com nossos padres, são eles que ajudam na preparação para o sacramento do matrimônio. Juntos, pedir a ajuda de Deus, o casal terá maior discernimento, quando passarem por problemas, por dificuldades, angustias e crises. O homem e a mulher são chamados, a caminharem juntos, em busca do Reino, e partilharem juntos as suas vidas. É da vontade de Deus que todos os casais tenham sua vida conjugal acertada, e recorrer a Deus é a solução.
Um forte abraço a todos.
Elian
Oração
Pai, infunde nos casais cristãos o desejo de experimentarem a santidade do matrimônio, porque tu és a causa e a razão da comunhão que existe entre eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário