Sexta-feira, 1 de outubro de 2010
26ª Semana do Tempo Comum
Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem e Doutora da Igreja (Memória).
Outros Santos do Dia: Aretas e seus 104 companheiros (mártires de Roma), Domnino de Tessâlonica (mártir), Prisco, Crescente e Evágrio (mártires de Tomes), Remígio de Reims, o mais velho (bispo), Romano, o Melódio (presbítero, poeta), Severo de Rustan (presbítero), Veríssimo, sua irmã Júlia e Máxima (mártires de Lisboa).
Primeira leitura: Jó 38, 1,12-21; 40, 3-5
Alguma vez na vida indicaste à aurora o seu lugar? Chegaste perto das nascentes do Mar?
Salmo responsorial: 138, 1-3. 7-8. 9.10. 13-14ab
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Evangelho: Lucas 10, 13-16
Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
O texto de hoje salienta o aspecto conflitivo da missão cristã: da mesma forma que Jesus encontrou a rejeição e a hostilidade, da mesma forma ocorrerá com os que decidirem segui-lo nos dias de hoje tornando vigente seu projeto libertador. No contexto de Lucas, a menção de Corazim e Betsaida é a advertência dirigida às comunidades para que respondam favoravelmente à palavra de Deus e não imitem a resposta de algumas cidades da Galiléia diante da missão de Jesus.
No fundo, o evangelista quer nos mostrar um ensinamento pedagógico para a missão do cristão hoje: a grande dificuldade de dar uma resposta crente e acreditável: ficamos esperando “milagres” para manifestar uma fé madura.
A resposta à palavra de Deus, manifestada em Jesus, não deve ser vinculada a ações deslumbrantes, mas à convicção sensata e profundamente arraigada no coração das comunidades que crêem e manifestam sua plena certeza sobre o desígnio salvifico de Deus na história, por meio da evangelização e do trabalho pela justiça, paz e pela integridade da criação.
Missionários Claretianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário