Evangelho do dia 01 de Outubro
Lucas 10,13-16
Imaginemos a decepção de Jesus, para com o seu próprio povo, o povo judeu escolhido por Deus desde o princípio do mundo, e agora começam a rejeitar Jesus, por meio de seus discípulos. Corazin, Betsaida e ate Cafarnaum que testemunhou as pregações de Jesus e seus milagres, todas rejeitaram os discípulos de Jesus. Interessante que outras cidades como Tiro e Sidônia, embora pagãs, em algumas oportunidades acolheram a mensagem de Jesus e demonstraram mais fé que as cidades dos Judeus. Por isto Jesus se revolta e lamenta pelo seu povo.
Ainda hoje, nós que somos considerados o povo de Deus pelo batismo, nos desviamos da Igreja, muitas vezes não acolhemos aqueles que nos vem falar em nome de Jesus, e, mesmo conhecendo a verdade nos furtamos de testemunhar esta verdade no meio daqueles que mais precisam, e, desta forma também agimos como os habitantes de Corazin, Betsaida e Cafarnaum. Outros que não conhecerem o evangelho, talvez estejam mais abertos à receptividade da mensagem do que nós, e lembrando ainda ao que mais é dado mais é cobrado.
Quantos jovens abandonam a sua fé deixam de testemunhá-la ao entrar na Faculdade, por vergonha ou por medo de se sentirem ridicularizados pelos seus colegas de classe, e, o mesmo acontece com outras pessoas na sociedade de modo geral, seja no local de trabalho, na política, ou na comunidade social em que vivem.
Ai de nós, que rejeitamos a fé, principalmente quando conhecemos a verdade, ai de nós, que rejeitamos o evangelho e o próprio Cristo por qualquer motivo que seja. Façamos uma reflexão sobre este evangelho e como aplica-lo em nossa vida, para que não aconteça conosco o mesmo que aconteceu nas cidades que suscitaram a revolta de Jesus.
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor! Não deixes que eu me afaste de ti e que eu saiba acolher os meus irmãos, por amor à tua palavra! Fazei de mim um instrumento de tua paz! Que eu seja portador da tua salvação a todos que dela precisarem! Amem!
Newton Hermógenes
Nenhum comentário:
Postar um comentário