BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de set. de 2010

O menor é o maior- Missionários Claretianos

Segunda-feira, 27 de setembro de 2010

26ª Semana do Tempo Comum

São Vicente de Paulo, Presbítero (Memória).

Outros Santos do Dia: Adolfo e João (dois irmãos de Córdova, mártires), Antimo, Leôncio e Euprépio (mártires), Caio de Milão (bispo), Epicário de Roma (mártir), Fidêncio e Terêncio (mártires de Todi), Florentino e Hilário (mártires de Brémur), Elzeário de Sabran e a bem-aventurada Delfina (esposos virgens).

Primeira leitura: Jó 1,6-22
O Senhor deu, o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor!
Salmo responsorial: 16, 1-3.6-7
Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
Evangelho: Lucas 9, 46-50
Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior.

Desta passagem podemos tirar duas atitudes ensinadas por Jesus. Em primeiro lugar, a pedagogia de Jesus em colocar uma criança como modelo de grandeza, dignidade e honra. Para os discípulos isto era inconcebível porque a criança era um ser sem importância, símbolo da impotência, da debilidade, sem pretensões, sem poder ou autoridade.

Como nos pede o Senhor que sejamos crianças sob estas condições? A mensagem que funciona como pano de fundo é a renúncia do poder e a possibilidade de adotar a humildade e serviço aos demais. Não é voltar a ser criança, mas voltar a ser como criança, ser fiéis à possibilidade de ser parte do Reino. Quem quer ser o primeiro que se faça servidor de todos.

A segunda atitude é a capacidade de Jesus para aceitar e acolher os outros, os que não fazem parte do grupo, mas que, contudo, estão expulsando demônios, quer dizer, estão trabalhando em prol do Reino. O convite é para estarmos abertos a outras concepções religiosas que também estão lutando por um mundo melhor, trabalhando pela causa do Reino, ainda que não sejam católicos (no caso dos protestantes) ou cristãos (no caso de outras religiões).

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário