.
Mais uma vez Jesus mostrou que Deus não quer exterminar ninguém, e não se compraz em liquidar com as pessoas. Ele seguia firme para Jerusalém a fim de completar a Sua missão e sabia que a hora da sua entrega já estava chegando. Porém, teria que ir, primeiro, para Jerusalém, ser aclamado como Rei, e depois, ser condenado à morte pelo mesmo povo que o aplaudira. Ele tinha consciência da sua missão. Os discípulos que O acompanhavam não estavam entendendo nada. Os samaritanos, porque não se davam bem com os judeus não aceitaram hospedar Jesus no povoado da Samaria.
Os discípulos, prepotentes como todos nós, insinuaram para que Jesus fizesse algo contra os samaritanos. Queriam aproveitar-se do poder de Jesus para revidarem aos samaritanos. Jesus, porém não os aprovou e os repreendeu. Mesmo tendo todo o poder Jesus sabia ter bom senso e mudou a sua rota evitando assim o confronto com os samaritanos. Quantas vezes tu e eu não pensamos em nos vingarmos daqueles que nos fazem mal, nos odeiam, caluniam, insultam ou contrariam? Quando o espírito de vingança te vier bater a porta lembre-te da atitude de Jesus ante a inquietação dos discípulos.
Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado. Portanto, com um simples gesto, Jesus repreende-lhes esta sua ideologia. Muitas vezes julgamos que o problema está nos outros. Quando afinal e não poucas vezes está em nós como também não estava nos samaritanos, mas na cegueira dos discípulos enviados. Os nossos olhos em muitas ocasiões ficam impedidos de ver e olhamos as falhas dos outros e então os censuramos e excluímos.
Que lição de humildade Jesus nos dá: nós não nos conformamos quando somos rejeitados por alguém e queremos logo dar o troco, nos valendo muitas vezes da nossa posição social, ou financeira, achamos que podemos “mandar descer fogo do céu” para prejudicar a quem nos feriu. Meu irmão,minha irmã,vamos refletir: Qual a lição que você tira para a sua vida? Você é uma pessoa vingativa que quer dar o troco seja de que jeito for? Você aceita perder numa discussão, num jogo, numa competição? Você, é daquelas pessoas que evitam os conflitos ou dão tudo por uma confusão? Você gosta de se aproveitar de situações que o privilegiam?
Amém
Abraço carinhoso
Maria Regina
Nenhum comentário:
Postar um comentário