30 de Outubro de 2010
Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.
Evangelho - Lc 14,1.7-11
Gostamos de nos mostrar ou de sermos reconhecidos como pessoas importantes. Nós temos ânsia de sermos importantes. E a psicologia de vendas explora essa nossa fraqueza tão bem! Ela nos mostra que o vendedor que exalta o cliente, colocando-o no pedestal mais alto, é aquele que vende mais. Fingir que achou que a pessoa tinha menos idade, achá-lo parecido com um personagem importante, dizer que ele é muito mais rico, que ela é linda, sei lá, qualquer elogio que eleva a pessoa a condição de muito importante... Isso funciona. É sucesso garantido. Pois gostamos de nos sentir importantes para conosco e diante das demais pessoas.
Ao contrário nós não gostamos das pessoas que vivem apontando os nossos defeitos, fazendo piadinhas com o nosso jeito de ser, mas sim adoramos aquelas que nos aceitam do jeito que nós somos, sem nunca nos criticar.
Nem muito à terra nem muito ao mar. Cuidado! Se uma pessoa vive lhe criticando o tempo todo, inventando defeitos, trata-se de inveja, ou seja ela tem inveja ou ciúmes de você. Por outro lado, se outra pessoa nunca lhe faz nenhuma crítica, por menor que seja, nem uma daquelas críticas de amigos do peito, ou seja, crítica construtiva. Pelo contrário fica o tempo todo elogiando você, aí tem coisa errada. Tal pessoa está querendo alguma coisa...
Concluindo esta nossa reflexão, busquemos ser sinceros como Jesus era sincero. Aceitar e tolerar os defeitos das pessoas do nosso convívio, mas contribuir para que elas superem essas falhas. Temos de falar a verdade doa a quem doer. É muito difícil, mas vamos tentar imitar o Mestre que odiava o pecado e amava o pecador.
Sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário