Segunda-feira, 20 de setembro de 2010
25ª Semana do Tempo Comum
Santos André Kim Taegon, Presbítero, Paulo Chong Hasang e Companheiros, Mártires (Memória).
Outros Santos do Dia: Agapito I (papa), Cândida de Cartago (virgem, mártir), Dionísio e Privado (mártires), Eustáquio, Teopiste e Agapito (mártires), Fausta e Evilásio (mártires de Cyzique), Felipa e Teodoro (mãe e filho, mártires), Glicério de Milão (bispo), Prisca (mártir).
Primeira leitura: Provérbios 3, 27-34
O Senhor detesta o perverso.
Salmo responsorial: 14, 1-5
O justo habitará no momento santo do Senhor.
Evangelho: Lucas 8, 16-18
Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz.
O evangelho faz uma exortação muito importante para os que nos chamamos de cristãos. Ser lâmpadas acesas que iluminem a humanidade. Mas para sermos lâmpadas, necessitamos receber a luz que nos vem da Palavra de Deus. Levar a Palavra significa levar o próprio Jesus. Quem recebeu a Palavra de Deus tem um dever filial de anunciá-la, porque ninguém acende uma lâmpada e a cobre com uma vasilha ou a coloca debaixo da cama.
É tal a alegria de levar a Palavra que o discípulo a coloca no candeeiro para que os que entrem vejam a luz. Ai daquele que, tendo a luz da Palavra, a guarde para si. Seria um ato muito egoísta não compartilhar com os demais esta Palavra recebida, enquanto que quem se sente de verdade comprometido com o anuncio profético, esse receberá ainda mais porque a quem tem será dado e a quem não tem será tirado ainda que pareça ter.
Cabe a pergunta: estamos sendo ministros idôneos da Palavra de Deus? Ou a estamos escondendo debaixo da cama, quer dizer, não estamos compartilhando com os outros esse dom tão precioso?
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário