15 de setembro de 10 - quinta-feira.
Evangelho (João, 19, 25-27)
A igreja celebrou ontem a festa da Exaltação de Santa Cruz, o altar do amor. E hoje como Igreja celebramos Nossa Senhora das Dores. E o evangelho nos apresenta Jesus, pregado na cruz, e perto da cruz Jesus ver sua mãe, ao lado dela o discípulo que amava, Maria Madalena, e a irmã de sua mãe. E Jesus diz a mãe: “Mulher este é teu filho”. E depois diz ao discípulo:“Eis a tua Mãe. E a partir daquela hora o discípulo recebeu-a em sua casa” (Jo 19,27). Maria, uma jovem que disse “sim” ao Espírito Santo, acolhendo em seu ventre Jesus Cristo, o amor de Deus por todos nós. E Jesus nos entregou a Maria, sua mãe para que ela cuide de nós com ternura, amor. A partir de então, Maria simboliza a Igreja e torna-se a Mãe do Corpo Místico de Cristo. O discípulo amado, João, filho de Zebedeu, simboliza todos os que acreditam. Maria é a mãe da Igreja, e do povo de Deus
Podemos meditar hoje, sobre como é minha relação com Maria. É de mãe e filho ou filha? Tenho Maria como minha mãe? Maria, Nossa Senhora das Dores, sofreu vendo seu filho martirizado. E sofre hoje por tantas mães que sofrem por seus filhos, envolvidos com drogas, nas prisões, na marginalidade, na prostituição, nos hospitais, por filhos rejeitados, que sofrem violência ou são violentos, que passam fome, que sofrem por discriminação. Como eu me relaciono com minha mãe? Será que eu entendo suas preocupações, quando chego tarde em casa? Quando saio sem dizer aonde vou? Não percebo o quanto a faço sofrer? Quando sou grosseiro ou grosseira? Filhos vocês não tem idéia o quanto sofre uma mãe, e do quanto eles merecem nosso respeito. Deus nos deu a vida, e a mãe nos gerou e nos trouxe a vida.
Assim como Jesus nos entregou a Maria, e nos presenteou com Maria, entreguemos a Maria nosso filhos, e ela os entregará aos cuidados de Jesus. Lembremos de todas as mães, que como Maria nada podem fazer diante das circunstâncias em que muitos filhos se encontram, e os entregam a Deus. Diante do sofrimento, da angustia e desespero muitas mães rezam pedindo que Deus tire seu filho antes que ele se perca ou siga o caminho de morte. Invoquemos a Maria em nossos momentos de sofrimentos, dificuldades, nas nossas alegrias e esperanças. Que seu abraço nos aproxime da ternura de Cristo. Com a humildade e o amor de Maria rezemos:
“Nossa Senhora das Dores, olhai todas as mães! Livrai-as de todos os males e ajudai-as a superar todas as dificuldades. Amém!”
Um abraço a todos.
Elian
Nenhum comentário:
Postar um comentário