Sexta-feira, 8 de outubro de 2010
27ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Artoldo de Belley (monge, bispo), Brígida da Suécia (viúva, fundadora), Evódio de Rouen (bispo), Pelágia de Antioquia (virgem, mártir), Simeão (personagem do Evangelho de Lucas, que tomou o menino Jesus nos braços), Taís do Egito (penitente).
Primeira leitura: Gálatas 3, 7-14
Os crentes são abençoados com o crente Abraão.
Salmo responsorial: 110, 1-6
O Senhor se lembra sempre da Aliança!
Evangelho: Lucas 11, 15-26
Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.
Para compreender a vida de Jesus, não podemos esquecer o significado dos conflitos para ele, dado que ditas situações limites de sua missão revelam o sentido genuíno de seu projeto. O evangelista Lucas nos apresenta o confronto entre algumas autoridades do Templo e Jesus. A discussão não consiste em saber se Jesus fez ou não exorcismos. O que se questiona é a raiz do poder de Jesus e de seus discípulos para fazer o que fazem.
A novidade das ações de Jesus está, não em quem poderia ou não exorcizar, mas em que sua práxis está fundamentada no Deus que libertou seu povo da opressão da escravidão e que esse desígnio é continuado por ele com suas ações libertadoras. Portanto, o verdadeiro discípulo é aquele que, no seguimento radical do Mestre, sua causa e destino, toma consciência de não cair nas lógicas do mal, da injustiça e da desumanização. A vitória de Deus sobre o maligno, mediante a vida de Jesus, não nos tira a responsabilidade em responder à proclamação do reino de Deus. É necessário tomar uma decisão a favor ou contra Jesus, sem ambigüidades.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário