BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de out. de 2010

Sermos marta e maria! - Fr. José Luís


Terça-feira, 05 de outubro de 2010

"A justiça proporcionar-te-á a paz, mas também trabalhos."

(Ramón Llull, escritor, filósofo, místico e missionário espanhol)

Jesus elogia quem é capaz de escutar

Lc 10,38-42

Em João 11, 5, encontramos a informação de que Jesus amava Marta, Maria e Lázaro. Portanto, eram realmente amigos íntimos de Jesus. Assim como todo ser humano, o Mestre confiava em algumas pessoas ao seu redor. Esses três irmãos podiam ser considerados grandes amigos do Senhor, como já dissemos acima.

No Evangelho de Lucas, o irmão de Marta e Maria, Lázaro, não é citado em nenhum momento. Mas o objetivo do evangelista é outro: mostrar a importância de servir e de se lançar aos pés de Jesus, aquele que nos trouxe a salvação.

Marta, na realidade, não era uma pessoa brava, apressada, pagã ou qualquer outro adjetivo já dado a ela no decorrer da História. Para começar, foi ela quem convidou o Mestre para se aconchegar em sua casa, sendo totalmente fiel aos preceitos da época quanto a receber bem um forasteiro.

Algo também muito curioso é a ausência total dos discípulos nesse acontecimento. Lucas quer mostrar aos seus leitores que Jesus convida a todos para serem discípulos e, neste caso, a atenção recai sobre duas mulheres, do povoado de Betânia (segundo João).

Marta é a imagem do discípulo ativo, que quer servir ao Mestre da melhor maneira possível. E Maria é a representação do discípulo que ouve a palavra de Jesus, deixando-se atingir totalmente por ela. As duas maneiras de ser discípulo devem se conjugar, pois ambas as atitudes são necessárias: escutar e servir.

Se quisermos ser somente Marta, cairemos num ativismo sem fim, trabalhando tanto para a messe do Senhor, que nos esqueceremos do Senhor da Messe. Se optarmos por ser somente Maria, viveremos num mundo distante do mundo real, esperando sempre outro mundo; acabaremos nos alienando da realidade humana que é tão cara a Jesus. Por isso, irmãos e irmãs, sejamos discípulos Marta e Maria. Pessoas que trabalham sem se cansar para a construção do Reino, alimentando-se diariamente da Palavra de Deus. Os ensinamentos de Jesus são as nossas regras de vida, sigamo-los!

São Benedito (1524 – 1589), um irmão franciscano nascido na ilha italiana da Sicília, foi capaz de mostrar a beleza do Reino nas pequenas atitudes diárias. Como cozinheiro do convento, soube ouvir a Palavra de Deus e a pôr em prática. Conciliou de uma maneira esplêndida o ser Marta e o ser Maria. Que São Benedito, o Negro, tão querido no Brasil, possa ser uma seta que nos indique o caminho coerente rumo à construção do Reino! São Benedito! Rogai por nós!

Fr. José Luís Queimado, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário