BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de dez. de 2010

Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos - Maria Elian

27 de Janeiro -

Evangelho - Mc 4,21-25

Não julgueis não sereis julgados”.

A nossa Liturgia Diária nos diz hoje: “Muitas vezes a trave que há em nossos olhos nos impede de seguir o caminho do Senhor, fazendo-nos deixar de lado a sua palavra, seus mandamentos e seu projeto de libertação”. Jesus se dirige a seus discípulos fazendo uma crítica e condenando o fato de julgar o próximo, sem antes se perceber pecador, sem antes desejar e buscar sua própria conversão. Jesus percebia que alguns momentos as atitudes de seus discípulos, de julgar e condenar os outros, os tornava parecidos com fariseus, que condenavam, desprezavam, excluíam. E por isso também Jesus sua o termo hipócrita, como muitas vezes chamou os fariseus. E faz um alerta a seus discípulos: “Não julgueis e não sereis julgados”.

Antes de condenarmos ou julgarmos alguém, em primeiro lugar olhemos para nós mesmos. Antes de tentar tirar o cisco do olho do irmão, da irmã, melhor seria tirar a trave que está meu olho, me arrepender de verdade, de coração dos meus pecados, reconhecer meus erros e falhas, perdoar, pedir perdão a quem ofendi e magoei, e dar início a minha transformação pessoal. Quantas vezes julgamos alguém, que fez tanto bem ao próximo, e por causa de um erro, uma falha, condenamos impiedosamente essa pessoa, como se ela não tivesse direito ao perdão. É a falta de amor ao próximo, que nos faz sentir o direito de condenar, de julgar sem misericórdia o irmão. Acho que nesses momentos esquecemos da trave que está em nosso olho. E mais uma vez, olhando para nós mesmos, quantas vezes imploramos e pedimos a misericórdia e o perdão de Deus? È sempre bom lembrarmos, não esquecermos, que somos imperfeitos, antes de cairmos no erro, na tentação de julgar alguém.

Assim como Jesus naquele tempo catequizou, ensinou as comunidades, Ele nos ensina através deu sua Palavra como devemos viver a Lei de Deus, como devemos viver em comunidade, em família, e a não fazer ao próximo aquilo que você não gostaria que fizesse a você. Qual a trave que preciso tirar do meu olho? A trave da ignorância? Da arrogância? Do orgulho? Do preconceito? Da falta de misericórdia, de amor? Eu penso que devemos ficar atentos, para sempre que estivermos caindo nessa cilada de julgar alguém, pararmos, olharmos para dentro de nós mesmos, e com certeza ouviremos um sinal de alerta, e nossa atitude será diferente. Somos humanos, frágeis e imperfeitos, mas nem por isso devemos ser hipócritas, não temos esse direito.

Um abraço a todos.

Elian.

Oração
Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo.
Espírito que leva a respeitar os semelhantes, educa-me a usar de misericórdia para com o meu próximo, de sorte que eu não seja levado a julgá-lo negativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário