BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de dez. de 2010

O mistério da encarnação - Newton


Imaginemos a cena, a jovem Maria estava prometida em casamento a José que fica sabendo que sua noiva estava grávida antes de viverem juntos. Como ficou a cabeça de José ao receber esta notícia? E Maria com se sentiu diante de tal situação, mesmo que lhe tenha vindo tal revelação por meio de um anjo? Uma situação complicada para o entendimento humano.

Há coisas realmente incompreensíveis e inconcebíveis aos olhos e ao entendimento humano. Somente uma fé inabalável pode nos fazer ver e entender os desígnios de Deus. José e Maria pessoas humildes do pequeno povoado de Nazaré da Galiléia, estavam diante de um problema complicado levando-se em conta os costumes da época.

Segundo as leis da época, o casamento era feito em duas etapas, primeiro a promessa (noivado) um compromisso moral que valia como matrimônio, isto é, os dois eram considerados marido e mulher, más sem direito às relações intimas. A segunda etapa era o casamento propriamente dito, e só depois poderiam levar uma vida conjugal.

Imagina como Jose ficou quando soube da notícia. Como humano que era, e na posição de homem levando-se em conta o machismo, qual seria a sua atitude para com Maria, na certeza de que aquele filho não era seu por natureza?

Porém o evangelho nos diz que sendo José um homem justo, não quis denunciar Maria, resolvendo abandona-la em segredo.

Que atitude nobre, difícil de ver em um homem ainda nos dias de hoje. Mas acima desta atitude de nobreza, estava um verdadeiro homem de Deus. A lei judaica dava plenos direitos e poderes ao homem traído, que poderia repudiar a sua mulher. De acordo com esta lei, Maria deveria sofrer todas as conseqüências civis e penais, sendo considerada uma mulher adúltera seria rejeitada e excluída pela família e por todos os habitantes de Nazaré.

José porem agiu com prudência, porque o seu amor por Maria estava acima desta lei, por isto resolveu abandona-la secretamente, para não expô-la a uma situação de desonra e de penalidades. Quanto sofrimento deve ter passado José, porém Deus não o abandonou, e enviou o seu anjo para lhe explicar que tudo se passava pela ação do Espírito Santo. José era realmente um homem de Deus, capaz de ver além das aparências humanas, sua compreensão estava alem da compreensão humana, seu entendimento e sabedoria só pode ter uma explicação: o Espírito Santo de Deus, que fez a obra em Maria, também agiu em José.

Maria soube acolher a palavra de Deus, e com a fé própria dos filhos de Deus deu o seu sim a Deus. José também deu o seu sim, acolhendo a palavra de Deus, e junto com Maria também teve um importante papel no Plano de Salvação da Humanidade.

Como José e Maria, saibamos também acolher a palavra de Deus e com fé dar o nosso sim a Deus, e desta forma possamos contribuir para que o Plano de Salvação de Deus possa atingir toda a Humanidade, através do evangelho de Jesus Cristo. Amém!

Newton Hermógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário