Terça-feira, 14 de dezembro de 2010
3ª Semana do Advento
São João da Cruz, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória).
Outros Santos do Dia: Druso, Zósimo e Teodoro (mártires de Antioquia), Espiridião de Trimithonte (bispo), Eutrópia e Companheiros (mártires de Reims), Filêmon (anacoreta no Egito), Fortunato de Poitiers (bispo), Lupicínio de Viena (bispo), Matroniano de Milão (eremita), Nicásio de Reims (bispo), Pompeu de Pavia (bispo), Venâncio Fortunato (bispo), Viator de Bérgamo (bispo).
Primeira leitura: Sofonias 3, 1-2.9-13.
A salvação messiânica é prometida a todos os pobres
Salmo responsorial: Sl 33 (34), 2-3. 6-7. 17-18. 19-23 (R/. 7a).
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
Evangelho: Mateus 21, 28-32.
João veio, e os pecadores creram nele.
O evangelho de hoje se conecta com o de ontem. Jesus ainda se encontra no Templo de Jerusalém com os sumos sacerdotes e anciãos do povo, personagens que representam a máxima autoridade religiosa, política e econômica da sociedade. Jesus lhes propõe a parábola do pai e de seus dois filhos: o que faz a vontade do Pai é aquele que se arrepende, que reconhece não ter feito sua vontade e retorna a fazê-la.
Ao contrário há outros, como os fariseus, que dizem cumprir a vontade do Pai, mas não a fazem. Diante isso, quem entra no reino dos céus são aqueles que acreditaram na pregação de João, em seu batismo de conversão, em sua pregação de justiça, quem teve uma mudança de vida que os transformou para Deus, como é o caso dos publicanos e prostitutas.
Os sacerdotes e fariseus não creram em João e nem vendo-o se arrependem para crer, e isto é o que Jesus questiona. Não reconhecem na ação de João a legitima vontade de Deus. Estamos descobrindo hoje a vontade de Deus naquelas pessoas que desejam transformar a consciência dos homens para criar um mundo mais justo?
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário